Pouco depois do dia que a BlackBerry desativou sua infraestrutura (4/01), os telefones BlackBerry ainda funcionam… por enquanto.
BlackBerry é um nome que era sinônimo de smartphones nos anos anteriores ao primeiro lançamento do iPhone e aos dispositivos touchscreen com Android e iOS que dominavam.
Mas a BlackBerry parou de desenvolver seu próprio sistema operacional móvel em 2015 e parou de fabricar telefones, não muito depois.
A empresa acabou anunciando que desligaria os serviços legados usados pela maioria dos telefones BlackBerry OS para fazer chamadas, enviar mensagens e se conectar à Internet.
E o CEO John Chen confirmou que a empresa desativou essa infraestrutura em 4 de janeiro.
Mas, a partir de 5 de janeiro, muitos proprietários de BlackBerry estão descobrindo que… seus telefones ainda funcionam. Por agora.
Telefones BlackBerry ainda funcionam… por enquanto
Em primeiro lugar, se você está se perguntando por que é possível que desligar um servidor na nuvem o impeça de fazer chamadas com um dispositivo que você já possui, isso por causa da maneira como os dispositivos BlackBerry foram originalmente posicionados como hardware corporativo – O BlackBerry OS estava intimamente ligado ao BlackBerry Internet Service (BIS) para sincronizar coisas como e-mail, BlackBerry Messenger, a loja de aplicativos BlackBerry World e até mesmo navegação na web.
Ao longo dos anos, as pessoas encontraram maneiras de configurar alguns telefones BlackBerry mais antigos para funcionarem sem o BIS, mas a funcionalidade é limitada, as instruções não funcionam em telefones mais novos que executam o sistema operacional BlackBerry 10 e, honestamente, ninguém sabia o que aconteceria depois que o BlackBerry fechasse sua infraestrutura inteiramente.
Agora que 4 de janeiro de 2022 já passou, muitos usuários estão descobrindo, felizes, que seus telefones continuam funcionando.
Mas uma explicação plausível é que as operadoras sem fio também precisam desativar sua infraestrutura relacionada aos telefones BlackBerry.
E até que isso aconteça, parece que os usuários poderão continuar usando seus telefones normalmente.
Se for esse o caso, é provável que, em vez de todos os telefones BlackBerry restantes se transformarem em pesos de papel ao mesmo tempo, isso pode acontecer lentamente conforme uma operadora após a outra encerra o suporte.
E, honestamente, isso está meio que implícito no aviso de desligamento original. A BlackBerry nunca disse que os telefones parariam de funcionar completamente.
Em vez disso, a empresa disse que os dispositivos rodando BlackBerry OS 7.1 ou anterior, BlackBerry 10 ou BlackBerry PlayBook OS 2.1 e anterior “não funcionariam mais de forma confiável” (ênfase adicionada).
Dito isso, a confiabilidade é importante quando você considera o que está em jogo.
Os recursos que o BlackBerry alertou que não seriam confiáveis depois que os serviços legados fossem desligados incluem dados, chamadas telefônicas, SMS e chamadas de emergência 9-1-1 feitas por uma rede móvel ou Wi-Fi.
Em outras palavras, provavelmente ainda é uma boa ideia para qualquer pessoa que usa um BlackBerry pensar em comprar um telefone alternativo no caso de seu dispositivo preferido parar repentinamente de oferecer suporte a funções básicas, como fazer chamadas ou enviar mensagens de texto.
Mas os obstinados (e com base em postagens em fóruns, reddit e mídia social, parece que pode haver mais deles por aí do que eu esperava) podem ser capazes de tirar um pouco mais de vida de seus telefones envelhecidos.