Segundo o analista de Android, Mishaal Rahman, em breve, os telefones Android poderão ser usados como câmera USB.
A maioria dos telefones tem snappers de selfie bastante confiáveis, certo? Melhor ainda – muitos deles têm matrizes sólidas de câmeras principais.
Portanto, se for esse o caso, não seria ótimo se os fabricantes permitissem que você usasse seu telefone como uma câmera para streaming ou videoconferência do Twitch?
Acontece que o Google pode estar fazendo exatamente isso.
Telefones Android poderão ser usados como câmera USB
Sim. Os telefones Android poderão ser usados como câmera USB, e isso seria um salva-vidas total, considerando o quão caras são algumas das webcams de alta qualidade, e que a maioria das que vêm pré-instaladas em laptops ainda está muito atrás do que nossos smartphones podem fazer.
Bem, acontece que o renomado analista de Android, Mishaal Rahman, twittou uma dica de que os telefones Android podem estar sendo preparados para alguma ação de webcam plug-and-play.
Mishaal notou esse serviço no repositório Android Open Source Project (AOSP), que é basicamente o estoque ou “vanilla” Android, para o qual qualquer pessoa pode contribuir sob a supervisão do Google.
O serviço que permitiria isso é chamado de “DeviceAsWebcam” — meio autoexplicativo, certo? – e provavelmente será integrado diretamente ao Android.
Isso permitiria que os dispositivos que suportam a classe de vídeo USB – considere-o como um termo técnico para descrever como a maioria das webcams alimentadas por USB funcionam – enviem um feed de vídeo para outro dispositivo, presumivelmente um PC.
Curiosamente, a maioria dos smartphones Android já possui essa videoaula, então é meio estranho que só estejamos vendo isso surgir agora. Ou é?
Afinal, o poder de processamento será um fator importante quando se trata de usar seu telefone como webcam, especialmente para streaming em resoluções mais altas, como 4K.
Então, talvez seja graças aos avanços da tecnologia de hoje que nossos telefones podem realmente suportar o peso de tal recurso.
Para que o recurso funcione, porém, provavelmente será necessário seu próprio aplicativo dedicado. Uma alternativa a isso pode ser um serviço executado em segundo plano, como aquele que inicia quando o telefone detecta que está conectado a um PC por USB.
Até agora, o Google não descreveu isso como uma atualização para o Android 13 ou para o Android 14. No entanto, esperamos que ele chegue à maioria dos telefones, pois definitivamente ajudará as pessoas a aproveitar seus carros-chefe sofisticados de maneiras novas e empolgantes.
- Como instalar o Upscayl no Linux
- Como instalar o editor de dados de imagens EXIF ReName no Linux
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Flatpak
- Como instalar o jdAnimatedImageEditor no Linux via Flatpak