Apesar das informações em contrário, tudo indica que o aguardado telefone BlackBerry 5G da OnwardMobility pode nunca ser lançado.
Isso provavelmente não deve ser uma grande surpresa, mas parece que você não poderá comprar um smartphone 5G com o nome BlackBerry tão cedo.
Uma empresa chamada OnwardMobility anunciou planos há alguns anos para licenciar o nome BlackBerry e usá-lo para um próximo telefone Android 5G com teclado físico.
No início deste ano, a empresa lançou um post no blog para nos informar que não está morto. Mas aquele telefone da marca BlackBerry? Provavelmente é.
O fundador do CrackBerry, Kevin Michaluk, diz que “várias fontes” dizem a ele que o telefone está morto “desde ontem”, ou 9 de fevereiro de 2022. E o pessoal da Android Police diz que conseguiu confirmar isso de forma independente com suas próprias fontes.
Telefone BlackBerry 5G da OnwardMobility pode nunca ser lançado
Aparentemente, a BlackBerry realmente quer sair do negócio de smartphones. A empresa parou de desenvolver seu próprio sistema operacional há algum tempo e lançou o BlackBerry Priv, o primeiro e único smartphone feito pela BlackBerry a ser lançado com software Android.
Então a BlackBerry parou de fabricar seus próprios telefones, em vez disso licenciou seu nome e alguns aplicativos e serviços para fabricantes de dispositivos de terceiros que poderiam produzir telefones Android e vendê-los sob a marca BlackBerry.
A OnwardMobility esperava se tornar a mais recente delas.
Mas já faz um tempo desde que vimos um novo telefone da marca BlackBerry, até agora em 2022 vimos o BlackBerry:
- Encerrar seus serviços legados para o BlackBerry OS.
- Anunciar que encerrará seus aplicativos Android neste verão.
- Vender suas patentes relacionadas a dispositivos móveis, mensagens e patentes sem fio.
O Android Police sugere que a empresa quer “se distanciar ainda mais de seus dias como fornecedor de smartphones” e que a licença concedida à OnwardMobility para usar o nome BlackBerry foi cancelada, e o AndroidPolice indica que, sem essa licença, a empresa optou por não continuar trabalhando para trazer seu telefone planejado para o mercado.
É possível que, se os problemas globais da cadeia de suprimentos não tivessem causado atrasos nos planos da OnwardMobility de desenvolver e trazer um novo telefone BlackBerry ao mercado, talvez ele já tivesse chegado às ruas.
Mas uma combinação desses atrasos e a mudança de foco da BlackBerry parecem ter condenado o projeto.