Mesmo com pouco tempo de lançamento, já é possível dizer que a taxa de adoção inicial do iOS 16 supera a do iOS 15.
Você ou alguém que você conhece atualizou seu iPhone qualificado para a versão mais recente do iOS assim que a compilação do software foi lançada para o público em geral de forma estável?
A julgar pelas estatísticas de adoção do iOS 16 coletadas pelo Mixpanel desde o início de junho, a resposta a essa pergunta é provavelmente sim em pelo menos uma dessas duas contagens.
Taxa de adoção inicial do iOS 16 supera a do iOS 15
Estimado em uma fatia compreensivelmente microscópica de 0,38% do bolo total do iOS em 11 de julho, quando o programa beta público começou, o número de adoção disparou para 6,71% na manhã de ontem.
Isso foi 24 horas após a estreia estável do iOS 16 acima mencionada e, embora não seja impressionante por si só, o número supera (por pouco) a marca de 6,48% de um dia atingida pelo iOS 15 neste ano passado.
O iOS 14, por outro lado, teve um início absolutamente voador no outono de 2020, quase quebrando o território de dois dígitos após apenas 24 horas de disponibilidade geral, com uma participação de mercado de 9,22%.
Em outras palavras, a Apple pode estar satisfeita, mas não totalmente entusiasmada com a adoção antecipada de uma nova versão do sistema operacional com tela de bloqueio radical e melhorias gerais de personalização em seu centro.
Há uma boa chance de que essa tendência continue à medida que o iOS 16 se espalha para mais e mais iPhones em todo o mundo, já que sua adoção é de 10,87% no momento da publicação, o que ainda está um pouco à frente do que o iOS 15 marcou após alguns dias de disponibilidade e consideravelmente atrás do número comparável do iOS 14 de alguns anos atrás.
O iOS 16 já é mais prevalente do que a totalidade da categoria de versão “mais antiga” (iOS 14 incluído), enquanto o iOS 15 ainda está instalado em cerca de 79% de todos os iPhones ativos no momento, abaixo dos 82% na Apple última contagem oficial no final de maio.