Conheça o Tangram, um navegador que usa as tecnologias do Gnome e que pode ser uma ótima alternativa aos navegadores mais populares.
É verdade que existe um grande número de navegadores web dos quais, como já saberemos, quase todos são construídos com base em chrome/chromium ou Firefox (sendo o primeiro com mais navegadores baseados nele), mas não deve esquecer que existem outros navegadores da web como o Safari, por exemplo.
O ponto a ser abordado é que hoje vamos falar sobre um navegador da web chamado Tangram, que é construído sobre tecnologias GNOME e é especializado em organizar o acesso a aplicativos da web usados constantemente.
Tangram, um navegador que usa as tecnologias do Gnome
O Tangram é um novo (não tão novo, né?) tipo de navegador da Web projetado para organizar e executar aplicativos da Web, no qual cada guia é persistente e independente, e você pode definir várias guias com contas diferentes para o mesmo aplicativo.
A interface do navegador contém uma barra lateral onde você pode fixar guias para executar seus aplicativos e serviços da Web usados com frequência.
Os aplicativos da web são carregados imediatamente após o lançamento e funcionam constantemente, o que, por exemplo, permite ao usuário manter vários programas de mensagens instantâneas ativos em um aplicativo para o qual existem interfaces da web (WhatsApp, Telegram, Discord, SteamChat, etc.). ), sem instalar programas separados, tendo também à mão as páginas abertas das redes sociais e plataformas de discussão utilizadas (Instargam, Mastodon, Twitter, Facebook, Reddit, YouTube, etc.).
Cada guia fixada é completamente isolada das demais e é executada em um ambiente de sandbox separado que não se sobrepõe no nível de armazenamento e cookies do navegador.
O isolamento permite abrir vários aplicativos da web idênticos vinculados a contas diferentes, por exemplo, você pode colocar várias guias no Gmail, a primeira delas vinculada ao correio pessoal e a segunda a uma conta de trabalho.
Relativamente às funcionalidades mais importantes do navegador, destacam-se as seguintes:
- Ferramentas para configurar e gerenciar aplicações web.
- Guias independentes permanentemente ativas.
- A capacidade de atribuir um título arbitrário à página (não correspondente ao original).
- Suporte para reorganizar as guias e reposicioná-las.
- Navegação.
- A capacidade de alterar o identificador do navegador (User-agent) e a prioridade de exibição de notificações em relação às guias.
- Atalhos de teclado para navegação rápida.
- Gerenciador de download.
- Suporte para controle de gestos no touchpad ou na tela sensível ao toque.
Vale ressaltar que o navegador foi atualizado recentemente para a versão 2.0 e nesta nova versão destaca-se a mudança para a biblioteca GTK4 e a inclusão da biblioteca libadwaita, que oferece widgets e objetos prontos para uso para criar aplicações que cumprem com o novo GNOME HIG (Diretrizes de Interface Humana), além de uma nova UI responsiva que se adapta a telas de qualquer tamanho e possui um modo para dispositivos móveis.
Como instalar o Tangram no Linux
Para instalar a versão mais recente do Tangram nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o navegador Tangram no Linux via Flatpak