Conheça o Tangara, um player portátil de código aberto inspirado no iPod e que será vendido via campanha de crowdfunding em breve.
Se você tem um smartphone, então tem um reprodutor de música portátil no bolso, o que é provavelmente uma das razões pelas quais o Apple iPod e dispositivos semelhantes foram deixados de lado nos últimos anos.
Mas às vezes você não quer as distrações de um dispositivo moderno conectado à Internet com tela colorida sensível ao toque, então ainda existem algumas empresas que vendem tocadores de música portáteis especialmente desenvolvidos.
O Tangara se destaca como um dispositivo incomum que combina um design clássico semelhante ao do iPod com software de código aberto e uma plataforma de hardware aberta (o que significa que você pode construir o seu próprio ou personalizar o design).
Tangara, um player portátil de código aberto inspirado no iPod
Sim. O Tangara é um player portátil de código aberto inspirado no iPod e espera-se que ele seja pré-encomendado por meio de uma campanha de crowdfunding Crowd Supply em breve por US$ 249.
O reprodutor de música portátil é um dispositivo do tamanho da palma da mão que cabe facilmente no bolso, com tela TFT colorida de 1,8 polegadas e 160 x 128 pixels.
Você pode navegar pelos menus da tela usando uma roda clicável com suporte para entrada de toque capacitivo e dois botões de hardware.
Tangara possui um conector de áudio de 3,5 mm, mas também suporta áudio Bluetooth (somente codec SBC), permitindo o uso de fones de ouvido com ou sem fio.
Há também um conector de áudio de 3,5 mm, junto com uma porta USB-C para carregamento, atualizações de firmware e outras transferências de dados. É alimentado por uma bateria de 2.200 mAh.
No centro do sistema está um microcontrolador baseado em ESP32, um conversor digital para analógico Cirrus Logic WM8523 (DAC) e um Amplificador Texas Instruments INA1620. Tangara possui um leitor de cartão SDXC para armazenamento de mídia e suporta cartões de até 2 TB.
Não há tela sensível ao toque e esse dispositivo não foi projetado para executar aplicativos como Spotify ou Pandora.
É feito para reprodução de áudio local e firmware de código aberto do Tangara projetado para reproduzir áudio MP3, FLAC, Opus e Vorbis, permitindo que você ouça música, podcasts ou audiolivros.
Embora o firmware atual suporte áudio de 16 bits/44,1 kHz ou 48 kHz, o DAC suporta áudio de 24 bits/192 kHz, portanto, é possível que os desenvolvedores do Tangara (ou desenvolvedores independentes) possam adicionar suporte para áudio de alta qualidade no futuro.
O financiamento coletivo para Tangara está programado para começar em janeiro de 2024.