Tails irá migrar para o Wayland para melhorar a segurança dos aplicativos

Ano novo, vida nova, e a distro Tails irá migrar para o Wayland para melhorar a segurança dos aplicativos, de acordo com seus desenvolvedores.

Em 2021, o sistema operacional Linux anônimo Tails continuará a lutar contra a vigilância e a censura planejando adicionar várias melhorias e novos recursos que tornarão a distro mais segura e confiável.

Alimentado pelo Debian e as tecnologias de comunicação anônima Tor, Tails é a distribuição Linux que você deseja usar quando quiser proteger seu anonimato enquanto estiver na web.

Ser uma distro live significa que você pode executá-la diretamente de um stick USB sem instalar nada no seu PC.

Acho que 2020 foi um ótimo ano para o Tails, com muitos lançamentos e conquistas, mas a equipe de desenvolvimento tem planos muito maiores para 2021, pois eles finalmente querem adotar o sistema de exibição Wayland de próxima geração em vez do servidor X.Org vulnerável, para sua interface gráfica baseada no GNOME.

Tails irá migrar para o Wayland para melhorar a segurança dos aplicativos

Tails irá migrar para o Wayland para melhorar a segurança dos aplicativos

Ao migrar para o Wayland, os desenvolvedores do Tails esperam tornar todos os aplicativos incluídos na distribuição mais seguros, bem como corrigir alguns problemas de longa data, como a forma como o recurso Unsafe Browser do Tail pode ser usado para anonimizá-lo.

Além disso, os próximos lançamentos do Tails tornarão mais fácil para os usuários contornar a censura do ISP em seus países, renovando completamente a maneira como você inicia o Tor e configura as pontes do Tor, bem como para melhorar a usabilidade do Armazenamento Persistente e adicionar suporte para pontes Tor persistentes .

Como 2021 será o ano em que o Projeto Debian lançará sua próxima série de sistema operacional Debian 11 Bullseye, a equipe do Tails também planeja lançar uma nova grande atualização para seu sistema operacional Linux anônimo, a saber, Tails 5.0, que é esperado em o fim do ano.

Até então, uma nova atualização mensal da série Tails 4.x estará disponível no final deste mês com mais correções de bugs e segurança, bem como todas as atualizações de pacotes mais recentes do Debian 10 Buster.

Sair da versão mobile