E foi lançado o Tails 6 RC1 com base no Debian 12 Bookworm, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.
O produto é fornecido com vários aplicativos da Internet, incluindo navegador da Web, cliente de IRC, cliente de email e mensagem instantânea, todos pré-configurados com a segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado.
Para conseguir isso, esse sistema incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.
Agora, esse sistema anônimo baseado no Debian foi atualizado para o Tails 6 RC1.
Novidades do Tails 6 RC1
Sim. Os desenvolvedores por trás da distribuição Tails anunciaram uma chamada para testes para o próximo grande lançamento, Tails 6.0, baseado no Debian Bookworm.
A atual série Tails 5 é baseada no Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”, então era hora desta popular distribuição focada em segurança e privacidade ser atualizada para a mais nova série de sistemas operacionais Debian, Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”, que também inclui um ambiente de área de trabalho GNOME mais recente, o GNOME 43.
Além de ser rebaseado no Debian Bookworm, o Tails 6.0 incluirá vários novos recursos, como proteção contra dispositivos USB maliciosos, graças a um novo mecanismo que ignora qualquer dispositivo USB conectado ao seu computador enquanto a tela está bloqueada.
Novos dispositivos USB só podem ser usados quando a tela está desbloqueada.
Outro novo recurso esperado no Tails 6.0 é a capacidade de montar automaticamente dispositivos externos, juntamente com a capacidade de solicitar aos usuários que desbloqueiem o dispositivo de armazenamento se ele contiver uma partição criptografada.
Graças à atualização para a série de ambientes de desktop GNOME 43, Tails 6.0 também oferecerá recursos de modo escuro e Night Light, bem como capturas de tela e screencasts mais fáceis com a ferramenta de captura de tela integrada do GNOME.
Fora isso, Tails 6.0 virá com um recurso de armazenamento persistente atualizado que agora gera sugestões de senhas nos idiomas catalão, alemão, italiano, português e espanhol, e um cliente de e-mail Mozilla Thunderbird atualizado que oferece configuração mais fácil de contas do Gmail.
Claro, a maior parte do software incluído no Tails 6.0 será atualizado para as versões mais recentes dos repositórios do Debian Bookworm. Como mencionado antes, os desenvolvedores do Tails planejam lançar oficialmente o Tails 6.0 ainda este mês, em 27 de fevereiro de 2024.
Até então, você pode testar a primeira versão de desenvolvimento baixando as imagens ISO ou USB na página de anúncio de lançamento (links mais abaixo).
No entanto, tente ter em mente que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto não a utilize para nenhum trabalho de produção.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Tails 6 RC1
A imagem ISO do Tails 6 RC1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux