E foi lançado o Tails 6.9 com atualizações do Tor e do Thunderbird, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.
O produto é fornecido com vários aplicativos da Internet, incluindo navegador da Web, cliente de IRC, cliente de email e mensagem instantânea, todos pré-configurados com a segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado.
Para conseguir isso, esse sistema incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.
Agora, esse sistema anônimo baseado no Debian foi atualizado para o Tails 6.9.
Novidades do Tails 6.9
Três semanas após o lançamento anterior 6.8, o Tails anunciou o lançamento da versão 6.9, que trouxe uma série de melhorias focadas em manter o software atualizado e corrigir bugs.
Entre as principais atualizações do Tails 6.9 está a atualização do Tor Browser para a versão 14.0.1, garantindo que os usuários tenham acesso aos mais recentes aprimoramentos e recursos de segurança do Tor.
Além disso, o cliente Tor foi atualizado para a versão 0.4.8.13, o que ajuda a manter o desempenho e a privacidade ideais ao usar a rede Tor.
Para aqueles que usam o Tails para e-mail, o Thunderbird também foi atualizado no Tails 6.9 para a versão 115.16, oferecendo estabilidade e recursos aprimorados para uma experiência de comunicação segura.
No lado das correções de bugs, a equipe de desenvolvimento do Tails corrigiu um problema relacionado a atualizações automáticas.
Anteriormente, alguns usuários enfrentavam um erro dizendo “A atualização não pôde ser baixada”, mesmo após o download aparentemente ter sido concluído com sucesso. Esse problema agora foi resolvido, tornando o processo de atualização mais tranquilo para todos.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Tails 6.9
A imagem ISO do Tails 6.9 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Os usuários existentes terão que realizar uma atualização manual seguindo estas instruções.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux