E foi lançado o Tails 6.8 com um novo recurso de reparo do sistema de arquivos, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.
O produto é fornecido com vários aplicativos da Internet, incluindo navegador da Web, cliente de IRC, cliente de email e mensagem instantânea, todos pré-configurados com a segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado.
Para conseguir isso, esse sistema incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.
Agora, esse sistema anônimo baseado no Debian foi atualizado para o Tails 6.8.
Novidades do Tails 6.8
O Tails 6.8 apresenta um novo recurso de reparo do sistema de arquivos ao desbloquear o armazenamento persistente e há erros. Como tal, o Tails solicitará que os usuários reparem o sistema de arquivos na tela de boas-vindas.
Os desenvolvedores do Tails também escreveram uma documentação abrangente sobre a recuperação de dados do armazenamento persistente.
A nova versão do Tails também melhora a notificação quando uma interface de rede é desabilitada quando a anonimização do endereço MAC falha, aumenta o tempo máximo de espera para 8 minutos ao desbloquear o Persistent Storage antes de retornar um erro, lida melhor com falhas ao enviar mensagens de erro do WhisperBack e adiciona a capacidade de ocultar a senha ao desbloquear o Persistent Storage por padrão.
Por baixo dos panos, o Tails 6.8 é baseado nos repositórios Debian 12.7 “Bookworm” mais recentes, o que significa que ele inclui os patches de segurança e atualizações de pacotes mais recentes, usa o kernel Linux 6.1.112 LTS e atualiza o Tor Browser para a versão 13.5.6.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Para usuários atuais do Tails, a atualização para a versão 6.8 é simplificada por meio de atualizações automáticas disponíveis a partir de qualquer versão a partir da 6.0.
Se os usuários encontrarem problemas com a atualização automática ou se o Tails falhar ao iniciar após a atualização, uma atualização manual é recomendada para garantir a continuidade dos recursos do Persistent Storage.
Baixe e experimente o Tails 6.8
A imagem ISO do Tails 6.8 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Os usuários existentes terão que realizar uma atualização manual seguindo estas instruções.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux