E foi lançado o Tails 5 beta com base no Debian 11 Bullseye. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição para testar.
O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.
O produto é fornecido com vários aplicativos da Internet, incluindo navegador da Web, cliente de IRC, cliente de email e mensagem instantânea, todos pré-configurados com a segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado.
Para conseguir isso, esse sistema incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.
Se você quiser ficar invisível online o tempo todo, você deve usar o Tails, que é usado até mesmo pelo denunciante da NSA, Edward Snowden.
Agora, a equipe de desenvolvimento do Tails promoveu o próximo lançamento do Tails 5.0 para o canal beta para testes públicos.
Novidades do Tails 5 beta
Com lançamento previsto para o próximo mês, o Tails 5.0 será uma grande atualização para esta distribuição GNU/Linux para navegação anônima na Internet e a primeira versão a ser baseada na mais recente série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 11 Bullseye.
Como tal, traz novas versões da maioria dos pacotes incluídos, como o ambiente de desktop GNOME 3.38, aplicativo OnionCircuits 0.7 para visualização de circuitos e fluxos Tor, cliente de mensagens instantâneas Pidgin 2.14.1, cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 91.7.0, LibreOffice 7.0. 4, editor SVG Inkscape 1.0.2, editor de imagem GIMP 2.20.22 e editor de áudio Audacity 2.4.2.
A versão beta do Tails 5.0 também vem com algumas melhorias importantes de usabilidade, impressão e digitalização sem driver, bem como o mais recente e melhor navegador anônimo Tor Browser 11.0.10 baseado no Mozilla Firefox.
Claro, também existem algumas correções de bugs, pois o Tails 5.0 promete abordar a tradução de localidades na tela de boas-vindas, bem como a abertura de um volume Veracrypt que possui uma senha longa. Para mais detalhes, você deve conferir o changelog completo.
Segundo os desenvolvedores:
“Planejamos lançar o Tails 5.0 em 3 ou 31 de maio. Será a primeira versão do Tails baseada no Debian 11 (Bullseye). Ele traz novas versões da maioria dos softwares incluídos no Tails e algumas melhorias importantes de usabilidade. Você pode ajudar o Tails testando a versão beta do Tails 5.0 antes do final de abril.”
Se você quiser ajudar os desenvolvedores do Tails a testar a próxima versão do Tails 5.0 e relatar bugs, clique no link de download direto mais abaixo para obter a imagem ISO.
Ao testá-lo, certifique-se de estar ciente dos problemas conhecidos listados nas notas de versão vinculadas acima e não use esta versão de pré-lançamento para nenhum trabalho de produção.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Tails 5 beta
Atualizações automáticas são atualmente suportadas. Então, se você estiver usando o Tails, você pode atualizá-lo agora mesmo executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade
em um emulador de terminal para receber as últimas atualizações do pacote.
Para novas implantações ou para usar o Tails live, a.k.a. diretamente de um pen drive USB sem instalar nada em seu computador, baixe a nova imagem ISO do site oficial, acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux