E foi lançado o Tails 5.8 com um novo armazenamento persistente, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.
O produto é fornecido com vários aplicativos da Internet, incluindo navegador da Web, cliente de IRC, cliente de email e mensagem instantânea, todos pré-configurados com a segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado.
Para conseguir isso, esse sistema incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.
Agora, esse sistema anônimo baseado no Debian foi atualizado para o Tails 5.8.
Novidades do Tails 5.8
A distribuição Linux baseada em Debian Tails 5.8 com foco na privacidade foi lançada hoje e é uma grande atualização que traz novos recursos interessantes e melhor segurança para aqueles que desejam permanecer anônimos enquanto navegam na Internet.
Esta versão também introduz a varredura de código QR de pontes Tor e melhorias no assistente Tor Connection.
Mas a maior mudança no Tails 5.8 é o fato de que o Wayland agora é usado como o sistema de exibição padrão em vez do X.Org Server para uma camada extra de segurança.
Para o Tails especificamente, a mudança para o Wayland reativa o Unsafe Browser, que foi desativado alguns lançamentos atrás devido a uma vulnerabilidade de segurança no X11.
Além disso, o Wayland permite recursos adicionais para o navegador inseguro, como suporte de som, uploads e downloads, métodos de entrada alternativos para chinês e outros idiomas não latinos, bem como recursos de acessibilidade como leitor de tela ou teclado virtual.
Segundo os desenvolvedores:
“Wayland corrige essa vulnerabilidade e torna seguro reativar o navegador inseguro por padrão. Você ainda pode desativar o navegador inseguro na tela de boas-vindas. Wayland traz mais segurança em profundidade para o Tails, tornando mais difícil para um aplicativo comprometido no Tails comprometer ou fazer uso indevido de outro aplicativo.”
Outra grande mudança no Tails 5.8 é um novo aplicativo Persistent Storage que tem um novo visual e novos recursos como a capacidade de alterar a senha do seu armazenamento persistente, criar um novo armazenamento persistente direto da tela de boas-vindas ou ativar novos recursos sem precisar reinicie o sistema.
Além disso, esta versão adiciona a varredura de código QR para inserir novas pontes Tor, melhora o assistente Tor Connection para exibir uma porcentagem na barra de progresso da conexão e traz um novo rótulo “Bridge” para inserir uma ponte personalizada e traz para você o mais recente Tecnologias Tor, incluindo Tor Browser 12.0.1 e Tor 0.4.7.12, bem como o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 102.6.0.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Tails 5.8
A imagem ISO do Tails 5.8 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux