E foi lançado o Tails 5.13 com cURL, Tor 12.0.6, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.
O produto é fornecido com vários aplicativos da Internet, incluindo navegador da Web, cliente de IRC, cliente de email e mensagem instantânea, todos pré-configurados com a segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado.
Para conseguir isso, esse sistema incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.
Agora, esse sistema anônimo baseado no Debian foi atualizado para o Tails 5.13.
Novidades do Tails 5.13
O Tails 5.13 pode parecer um lançamento pequeno, mas introduz uma mudança importante para melhor proteger seu anonimato e manter seus arquivos seguros o tempo todo.
A partir desta versão, todos os volumes recém-gerados de Armazenamento Persistente e LUKS criptografados usarão a versão 2 da especificação de criptografia de disco Linux Unified Key Setup (LUKS) por padrão.
Como você pode imaginar, o LUKS2 oferece criptografia mais forte por padrão quando comparado à especificação LUKS de primeira geração.
Infelizmente, esta versão não habilita o LUKS2 em armazenamento persistente persistente e volumes criptografados LUKS, mas a equipe de desenvolvimento anunciou planos para fornecer aos usuários um plano de migração de LUKS1 para LUKS2 na próxima versão, Tails 5.14, com lançamento previsto para junho de 2023.
Dentre as novas características do Tails 5.13, foi adicionado o cURL, uma ferramenta de linha de comando para download via HTTPS, FTP e outros protocolos. O cURL pode ser útil para investigações online como uma alternativa ao wget.
Sobre isso, os desenvolvedores disseram que:
“Tudo o que você faz com o curl passa pela rede Tor. Se você quiser usar o curl em uma rede local, use /usr/bin/curl.”
Enfim, o projeto adicionou algumas novas ferramentas à distribuição no Tails 5.13, incluindo o programa de download cURL, que será executado na rede Tor por padrão.
Por fim, o Tails 5.13 também vem com o mais recente navegador anônimo Tor Browser 12.0.6 por padrão, que é baseado no Mozilla Firefox 102.11 ESR, bem como várias outras melhorias, como um recurso atualizado do Unsafe Browser, documentação atualizada, tela de boas-vindas atualizada e várias correções de bugs.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Tails 5.13
Usuários existentes do Tails podem atualizar versões anteriores usando o recurso de atualização automática ou realizando uma atualização manual.
Para novas instalações, a imagem ISO do Tails 5.13 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux