E foi lançado o Tails 4 RC com o Tor Browser 9.0 e kernel 5.3, e outras mudanças. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Tails, ou Amnesic Incognito Live System é um DVD/USB live baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.
Essa distribuição é fornecida com vários aplicativos da Internet, incluindo navegador da Web, cliente de IRC, cliente de email e mensagem instantânea, todos pré-configurados com a segurança em mente e todo o tráfego anonimizado.
Para conseguir isso, o Incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.
Agora, a equipe de desenvolvimento por trás do sistema de navegação anônima amnésica do Tails, anunciou a versão Release Candidate (RC) da próxima versão do Tails 4.0.
- Como compartilhar seus arquivos de maneira segura e anônima com OnionShare
- Tails 6.9 lançado com atualizações do Tor e do Thunderbird
- Como acessar sites que estão bloqueados em seu país usando o SelekTOR
- Tor e Tails se unem para combater a vigilância e a censura globais
Novidades do Tails 4 RC
Equipado com o kernel mais recente do Linux 5.3.2, o Tails 4.0 Release Candidate possui tecnologias atualizadas para proteger melhor sua privacidade ao navegar na Internet.
Ele vem com a versão alfa mais recente do navegador anônimo web TOR Browser 9.0, baseado no Firefox 68.1.0 ESR, bem como a versão mais recente do Tor 0.4.1.6.
O Tails 4.0 Release Candidate também atualiza o Electrum para a versão 3.3.8, que é totalmente compatível com a atual rede Bitcoin, e melhora a usabilidade do Tails Greeter, facilitando a seleção de idiomas, simplificando a lista de layouts de teclado, corrigindo a configuração de Formatos e impedindo que configurações adicionais sejam aplicadas ao clicar nos botões Cancelar ou Voltar.
Além das melhorias e atualizações mencionadas acima, o Release Candidate do Tails 4.0 também corrige a entrega dos relatórios WhisperBack, além de vários outros problemas.
No entanto, alguns problemas conhecidos ainda estão presentes, como o teclado na tela que não permite a inserção de caracteres acentuados, a verificação ortográfica que funciona apenas no idioma inglês e as guias Unsafe (não seguro) do Navegador estão co o nome “Private Browsing” (Navegação privada).
Obviamente, todos esses bugs serão eliminados na versão final do Tails 4.0, que será baseada no Debian 10 “Buster” e agendada para lançamento ainda neste mês, no dia 22 de outubro.
Até lá todos estão convidamos para baixar e testar o Release Candidate. Mas calro, lembre-se, porém, de que esta é uma versão de pré-lançamento, e portanto, é inadequada para qualquer trabalho de produção.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Tails 4 RC
A imagem ISO do Tails 4 RC já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Post Views: 190