E foi lançado o Tails 4.22 com melhorias no novo Tor Connection Assistant e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.
O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.
O produto é fornecido com vários aplicativos da Internet, incluindo navegador da Web, cliente de IRC, cliente de email e mensagem instantânea, todos pré-configurados com a segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado.
Para conseguir isso, esse sistema incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.
Se você quiser ficar invisível online o tempo todo, você deve usar o Tails, que é usado até mesmo pelo denunciante da NSA, Edward Snowden.
Agora, a equipe de desenvolvimento do Tails anunciou a disponibilidade geral do lançamento do Tails 4.22, um lançamento que apresenta um novo assistente de conexão para a rede Tor.
Novidades do Tails 4.22
Tails 4.22 adiciona várias melhorias ao novo assistente de conexão Tor, componentes atualizados e muitas correções de bugs.
Tails 4.22 torna o novo assistente de conexão Tor introduzido na versão Tails 4.20 mais eficiente e capaz, alterando a interface de ponte personalizada para permitir apenas a entrada de uma ponte, adiciona suporte para salvar uma ponte personalizada no armazenamento persistente e faz conexões Tor usando mais pontes robusto ao permitir que os usuários consertem manualmente o relógio.
Além disso, o Tails 4.22 também corrige um problema que ocorreu ao se conectar ao Tor usando pontes padrão e quando as configurações de Wi-Fi são salvas no armazenamento persistente, e não tenta mais se conectar ao Tor em segundo plano quando a nova conexão Tor assistente chega à tela de erro.
Para completar, esta versão também reduz o tempo limite que determina se as conexões do Tor podem ser estabelecidas de 30 a 10 segundos, aumenta o tempo limite para iniciar o Tor inteiramente de 120 para 600 segundos, tornando o assistente de conexão do Tor mais robusto em conexões lentas com a Internet, e agora permite que os usuários tentem novamente se conectar ao Tor a partir da tela de erro.
O recurso de navegador inseguro do Tails também foi melhorado nesta versão, não reiniciando mais o Tor ao sair do navegador inseguro e apenas mencionando o armazenamento persistente no aviso de navegador inseguro quando o armazenamento persistente estiver disponível.
Entre outras mudanças dignas de nota, o Tails agora sempre baixa atualizações automáticas de um espelho funcional, oferece melhor suporte para placas de vídeo AMD atualizando o firmware gráfico da AMD para a versão 20210818 e adiciona russo à documentação offline incluída.
Sob o capô, o Tails 4.22 ainda é alimentado pela série de kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo e usa os repositórios de software da série de sistema operacional Debian 10 Buster.
Incluído nesta versão está o navegador anônimo Tor Browser 10.5.6 e o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 78.13.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Tails 4.22
Atualizações automáticas são atualmente suportadas. Então, se você estiver usando o Tails, você pode atualizá-lo agora mesmo executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade
em um emulador de terminal para receber as últimas atualizações do pacote.
Para novas implantações ou para usar o Tails live, a.k.a. diretamente de um pen drive USB sem instalar nada em seu computador, baixe a nova imagem ISO do site oficial, acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux