E foi lançado o Tails 4.11 com Tor 10, Kernel 5.7.11 e mais outras atualizações. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.
O produto é fornecido com vários aplicativos da Internet, incluindo navegador da Web, cliente de IRC, cliente de email e mensagem instantânea, todos pré-configurados com a segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado.
Para conseguir isso, esse sistema incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.
Agora, a equipe de desenvolvimento do Tails anunciou hoje a disponibilidade geral do lançamento do Tails 4.11.
Novidades do Tails 4.11
Esta nova versão da distribuição se destaca por incluir a versão mais recente lançada do navegador Tor 10, além da versão 5.7.11 do Kernel e algumas outras alterações.
Como mencionamos no início, a nova versão do Tails atualizou o kernel do Linux para a versão 5.7.11 junto com as novas versões do Tor Browser 10, Thunderbird 68.12 e python3-trezor 0.11.6 envolvidos.
Por parte da nova versão inclusa do Tor Browser 10.0, destaca-se que o navegador vem baseado no Firefox 78 ESR. Além disso, os plug-ins do navegador, incluindo NoScript 11.0.44 e Tor Launcher 0.2.25 (componentes substituídos usando XUL), foram atualizados.
Das alterações feitas, é mencionado no anúncio que a localização do banco de dados Passwords.kdbx foi alterada no gerenciador de senhas KeePassXC (/home/amnesia/Passwords.kdbx em vez de /home/amnesia/Persistent/keepassx.kdbx).
Além disso, o recurso de habilitação de hotspot Wi-Fi no configurador de rede foi removido, o que não funciona no Tails.
Outra mudança que se destaca nesta nova versão é que foi adicionada a possibilidade de salvar permanentemente as configurações de idioma, teclado e configurações adicionais estabelecidas através da interface da tela de boas-vindas.
Essas configurações serão usadas em sessões subsequentes após ativar o armazenamento persistente na tela de boas-vindas.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Tails 4.11
Se você estiver usando o Tails 4.10 em seu PC, você pode atualizá-lo para o Tails 4.11 agora mesmo executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade
em um emulador de terminal para receber as últimas atualizações do pacote.
Para novas implantações ou para usar o Tails live, a.k.a. diretamente de um pen drive USB sem instalar nada em seu computador, baixe a nova imagem ISO do site oficial, acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux