Tails 4.10 lançado com kernel 5.7.10, Tor e Tor Browser atualizados

E foi lançado o Tails 4.10 com kernel 5.7.10, Tor e Tor Browser atualizados. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.

O produto é fornecido com vários aplicativos da Internet, incluindo navegador da Web, cliente de IRC, cliente de email e mensagem instantânea, todos pré-configurados com a segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado.

Para conseguir isso, esse sistema incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.

Agora, a equipe de desenvolvimento do Tails anunciou hoje a disponibilidade geral do lançamento do Tails 4.10.

Novidades do Tails 4.10

Tails 4.10 lançado com kernel 5.7.10, Tor e Tor Browser atualizados
Tails 4.10 lançado com kernel 5.7.10, Tor e Tor Browser atualizados

Tails 4.10 continua o ciclo de lançamento mensal da série Tails 4.x, adicionando vários componentes atualizados e uma série de correções de bugs para melhorar a estabilidade geral, confiabilidade e compatibilidade da distribuição.

Baseado nos repositórios estáveis ​​de software Buster do Debian 10.5, o Tails 4.10 vem com o mais recente navegador da web anônimo Tor Browser 9.5.4 e software cliente/servidor de código aberto Tor 0.4.3.6, para permitir comunicação anônima.

Ele também vem com o cliente Bitcoin Electrum 4.0.2 mais recente e um kernel atualizado, ou seja, Linux 5.7.10, que deve melhorar o suporte para hardware mais recente para permitir que o Tails rode em mais computadores.

O Tails 4.10 também melhora o suporte para adaptadores USB Wi-Fi com hardware Atheros AR9271, remove a mensagem de boas-vindas e a seleção de protocolo quebrada do cliente de e-mail Mozilla Thunderbird e ativa o tethering USB de dispositivos iPhone.

Entre outras mudanças, esta versão melhora a robustez dos cenários “O software adicional do dpkg percebe quando a persistência é bloqueada durante a instalação de um pacote” e “Use discos GNOME para desbloquear um drive USB que tem um volume VeraCrypt básico com um arquivo de chave”, bem como a clonagem de um repositório Git para o conjunto de testes.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

O próximo lançamento, Tails 4.11, deve chegar no próximo mês, em 22 de setembro. Até então, baixe o Tails agora para se manter anônimo online!

Baixe e experimente o Tails 4.10

Se você estiver usando o Tails 4.9 em seu PC, você pode atualizá-lo para o Tails 4.10 agora mesmo executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade em um emulador de terminal para receber as últimas atualizações do pacote.

Para novas implantações ou para usar o Tails live, a.k.a. diretamente de um pen drive USB sem instalar nada em seu computador, baixe a nova imagem ISO do site oficial, acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Post Views: 197

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.