Tails 4.1 Lançado com o Navegador Tor Mais Recente e Kernel 5.3.9

Confirmando o que anuncie ontem aqui no Blog, foi lançado o Tails 4.1 com o Navegador Tor Mais Recente e Kernel 5.3.9, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian que tem como objetivo fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.

Tails 4.1 Lançado com o Navegador Tor Mais Recente e Kernel 5.3.9
Tails 4.1 Lançado com o Navegador Tor Mais Recente e Kernel 5.3.9

Agora, o projeto Tails lançou o Tails 4.1, uma atualização mensal para seu sistema que traz todas as atualizações de software mais recentes e várias melhorias.

Novidades do Tails 4.1

Vindo cinco semanas após o Tails OS 4.0, um grande lançamento baseado na mais recente série de sistemas operacionais Debian Linux 10 “Buster”, o Tails OS 4.1 está aqui com um novo servidor de chaves OpenPGP padrão, ou seja, https://keys.openpgp.org /, que o projeto diz ser “mais confiável do que outros servidores de chave pública do OpenPGP”.

De acordo com os desenvolvedores do Tails, o novo servidor de chaves OpenPGP padrão não distribui assinaturas de terceiros, faz referência a chaves públicas do OpenPGP somente depois de enviar um email de confirmação para os endereços listados na chave e também bloqueia ataques de inundação de certificados OpenPGP.

O Tails OS 4.1 também vem com vários componentes atualizados, entre os quais podemos mencionar o navegador anônimo mais recente do TOR Browser 9.0.2, o cliente de e-mail e notícias Mozilla Thunderbird 68.2.2 com o complemento de criptografia e descriptografia de dados Enigmail 2.1.3 para Mozilla Thunderbird e configurações e patches personalizados de privacidade.

Essa versão também adiciona novamente a caixa de seleção Show Passphrase no Tails Greeter, bem como a opção “Open in Terminal” (Abrir no Terminal) ao clicar com o botão direito do mouse em uma pasta no aplicativo Files.

Sob o capô, o Tails OS 4.1 usa o kernel Linux 5.3.9, que oferece suporte aprimorado a hardware mais recente, como gráficos, Wi-Fi e outros.

A instalação de software adicional agora é mais confiável na nova versão do sistema operacional Tails, que também corrigia a exibição do erro de solução de problemas quando a tela de login falha ao iniciar.

O próximo grande lançamento, o Tails OS 4.2, deve chegar no início do próximo ano, em 7 de janeiro, com componentes e correções de bugs mais atualizados, além de um processo de atualização muito aprimorado.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Tails 4.1

Os usuários existentes podem fazer uma atualização automática ou manual do Tails OS 4.0 para o Tails OS 4.1.

Para queles que querem fazer uma nova instalação a partir do zero, a imagem ISO do Tails 4.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 340
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.