Conheça o Particle Tachyon, um mini PC com chip Snapdragon, NPU, 5G e WiFi 6E. Confira os detalhes e especificações desse pequeno computador.
A empresa de hardware de IoT Particle lançou uma campanha de financiamento coletivo para um computador de placa única do tamanho de um cartão de crédito chamado Tachyon.
Ele tem 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento flash UFS e um cabeçalho GPIO de 40 pint compatível com Raspberry Pi.
Mas o que diferencia a placa Tachyon dos dispositivos Raspberry Pi é que o pequeno computador da Particle é alimentado por um processador Qualcomm Snapdragon octa-core com uma NPU que oferece até 12 TOPS de desempenho de IA e suporte integrado para recursos de rede celular WiFi 6E e 5G.
Tachyon, um mini PC com chip Snapdragon, NPU, 5G e WiFi 6E
Sim. O Particle Tachyon é um mini PC com chip Snapdragon, NPU, 5G e WiFi 6E. No entanto, esses recursos têm um custo.
A Particle está aceitando pré-encomendas por meio de uma campanha de financiamento coletivo do Kickstarter e, com um preço de US$ 149, o Tachyon custa mais do que o dobro de um Raspberry Pi 5 com 4 GB de RAM.
A Particle está posicionando o Tachyon como um computador de placa única para a Internet das Coisas (IoT) ou computação “edge-to-cloud”, graças a uma combinação de um processador que pode lidar com tarefas de IA no dispositivo, como visão computacional ou aplicativos de aprendizado de máquina, e suporte para conexões rápidas de WiFi e celular para comunicação com outros dispositivos em uma rede ou na nuvem.
No coração do sistema está um processador Qualcomm Snapdragon QCM6490, que é um chipr de 6 nm que apresenta:
- 1 x núcleo de CPU Qualcomm Kryo 670 Gold Plus a 2,7 GHz
- 3 x núcleos de CPU Qualcomm Kryp 670 Gold a 2,4 GHz
- 4 x núcleos de CPU Qualcomm Kryo 670 Silver a 1,9 GHz
- Gráficos Adreno 643 a 812 MHz
- NPU Qualcomm AI Engine de 6ª geração com desempenho de IA de até 12 TOPS
- WiFi 6E
- Bluetooth 5.2
- 5G mmWave e sub-6 GHz
O computador de placa única também possui antenas no dispositivo e um conjunto de portas e conectores que inclui:
- 1 x USB 3.1 Tipo C com Modo Alt DisplayPort
- 1 x PCIe Gen 3 x2 (via conector FPC)
- 1 x entrada de tela MIPI-DSI de 4 pistas (até 2520 x Resolução de 1200px)
- 2 entradas de câmera CSI de 4 pistas (até 25MP)
- Cabeçalho GPIO compatível com Raspberry Pi de 40 pinos
A Particle diz que você pode usar placas HAT para adicionar SSDs PCIe NVMe, blocos de terminais ou outros acessórios.
A placa suporta entrada de energia de uma fonte de alimentação USB Tipo C ou adaptador de energia CC e também tem um carregador de bateria integrado ao dispositivo, permitindo que você adicione uma bateria de íons de lítio se preferir usar a energia da bateria.
A empresa está oferecendo duas opções de bateria como complementos durante a campanha do Kickstarter: uma bateria 18650 de venda única ou uma bateria 18650 de quatro células, com esta última tendo uma capacidade de 12.200 mAh.
Os usuários também podem trazer suas próprias baterias de células 18650, que devem ser compatíveis com o conector VBAT de 3 pinos na placa.
Mas a empresa observa que as baterias que ela oferece são conhecidas por terem suporte para medidor de combustível e calibração de temperatura do sensor da bateria para proteção de carga, e é possível que algumas baterias prontas para uso não suportem esses recursos.