E foi lançado o SystemRescueCd 6.1.8 com novos editores Hex e kernel 5.4.64, além de outras atualizações. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
SystemRescueCd é um sistema Linux baseado no Arch em uma unidade de CD-ROM ou USB inicializável, projetado para reparar um sistema e dados após uma falha. Ele também procura fornecer uma maneira fácil de executar tarefas de administração em um computador, como criar e editar partições do disco rígido.
Esse sistema contém muitos utilitários de sistema úteis (GNU Parted, PartImage, FSTools) e alguns básicos (editores, Midnight Commander, ferramentas de rede). Ele pretende ser muito fácil de usar.
O SystemRescueCd pode ser usado para reparar um sistema quebrado e seus dados após uma falha. Inclui todas as ferramentas necessárias para administrar seu computador GNU/Linux ou Windows, incluindo GParted, Clonezilla, GNU ddrescue e FSArchiver, nos sistemas de desktop e servidor.
Além disso, o kernel do sistema suporta todos os sistemas de arquivos mais importantes, incluindo ext2, ext3, ext4, reiserFS, btrfs, XFS, JFS, VFAT, NTFS, ISO9660, bem como sistemas de arquivos de rede, como Samba e NFS.
Agora, SystemRescueCd 6.1.8 foi lançado hoje como uma atualização de manutenção para esta distribuição.
Novidades do SystemRescueCd 6.1.8
Chegando um mês e meio após o lançamento anterior, SystemRescueCd 6.1.8 está aqui para continuar a grande série SystemRescueCd 6.1 adicionando alguns novos aplicativos e vários outros aprimoramentos.
Por exemplo, a distro agora inclui dois novos editores de texto hexadecimal, HexEdit e GHex.
HexEdit é um ótimo editor hexadecimal de código aberto que permite editar qualquer arquivo de qualquer tamanho nos formatos hexadecimal, decimal e ASCII.
Por outro lado, GHex é um editor hexadecimal para o ambiente de desktop GNOME que permite visualizar e editar qualquer arquivo em formatos hexadecimais ou ASCII.
Esta versão também atualiza os menus de inicialização do BIOS e UEFI para tornar suas descrições, resolução e cores mais consistentes.
Além disso, os menus de inicialização do BIOS e UEFI agora apresentam uma nova entrada que permite aos usuários usar o parâmetro nomodeset que instrui o kernel a não carregar drivers de vídeo e usar drivers de vídeo básicos.
Menu de inicialização do BIOS Menu de inicialização UEFI Por último, mas não menos importante, esta versão adiciona suporte para download de scripts de execução automática de fontes HTTPS mais seguras.
Obviamente, muitos dos pacotes incluídos foram atualizados para novas versões e você pode ver a lista completa dos pacotes instalados aqui.
Sob o capô, SystemRescueCd 6.1.8 é alimentado pelo kernel Linux 5.4.64 LTS com suporte de longo prazo, que deve fornecer aos usuários melhor suporte de hardware e segurança mais forte.
A sessão live usa o ambiente de desktop leve Xfce 4.14 no topo do X11, que você deve iniciar manualmente na linha de comando com o comando startx.
Baixe e experimente o SystemRescueCd 6.1.8
A imagem ISO do SystemRescueCd 6.1.8 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Uma imagem ISO de 32 bits também parece estar disponível para download, mas ela é da série 6.0, que é mais antiga.
SystemRescueCd 6.1.8 for 64-bit
SystemRescueCd 6.1.8 for 32-bit
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux