E foi lançado o SystemRescue 9.04 com novos pacotes e melhorias. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
SystemRescue é um sistema Linux baseado no Arch em uma unidade de CD-ROM ou USB inicializável, projetado para reparar um sistema e dados após uma falha. Ele também procura fornecer uma maneira fácil de executar tarefas de administração em um computador, como criar e editar partições do disco rígido.
Esse sistema contém muitos utilitários de sistema úteis (GNU Parted, PartImage, FSTools) e alguns básicos (editores, Midnight Commander, ferramentas de rede). Ele pretende ser muito fácil de usar.
O SystemRescue pode ser usado para reparar um sistema quebrado e seus dados após uma falha. Inclui todas as ferramentas necessárias para administrar seu computador GNU/Linux ou Windows, incluindo GParted, Clonezilla, GNU ddrescue e FSArchiver, nos sistemas de desktop e servidor.
Além disso, o kernel do sistema suporta todos os sistemas de arquivos mais importantes, incluindo ext2, ext3, ext4, reiserFS, btrfs, XFS, JFS, VFAT, NTFS, ISO9660, bem como sistemas de arquivos de rede, como Samba e NFS.
Agora, SystemRescue (anteriormente conhecido como SystemRescueCd) O kit de ferramentas de resgate de sistema baseado em Arch Linux foi atualizado hoje para a versão 9.04, um lançamento que traz novos pacotes, melhorias e correções de bugs.
Novidades do SystemRescue 9.04
Ainda alimentado pela série de kernel Linux 5.15 LTS com suporte de longo prazo, que implementa um novo módulo NTFS3 para melhor suporte NTFS, o SystemRescue 9.04 está aqui como a quarta atualização de manutenção da série SystemRescue 9.00 para atualizar o kernel para Linux 5.15.58 em um tentar oferecer melhor suporte de hardware.
O SystemRescue 9.04 também vem com vários novos pacotes para facilitar as tarefas de administração do sistema.
Isso inclui o utilitário de linha de comando rclone para gerenciar arquivos no armazenamento em nuvem, compactação de dados unrar, ferramenta de criptografia e arquivamento, utilitário de imagem de disco qemu-img, bem como binários multipath-tools para conduzir o driver de multipathing Device Mapper.
Além disso, o SystemRescue 9.04 melhora o script “mountall” com a capacidade de detectar mais partições, ignorar partições swap, suportar criptografia LUKS, adicionar uma nova opção --readonly
e reutilizar pontos de montagem vazios.
O processo de inicialização foi aprimorado, assim como o SystemRescue 9.04 agora permite definir as opções de inicialização “cow_label” e “cow_directory” através do arquivo de configuração YAML, corrige a opção de inicialização “nomdlvm” para permitir a ativação de dispositivos MD/RAID e LVM, impedindo grava, corrige uma resolução de nome DNS durante a fase de inicialização do initramfs e acelera o processo de inicialização e corrige o uso do pacman usando um banco de dados de confiança do pacman pré-configurado.
Por último, mas não menos importante, o SystemRescue 9.04 vem com várias novas opções para o escopo “sysconfig” das configurações YAML, incluindo authorized_keys, bookmarks e timezone, corrige a configuração quando não há arquivo YAML presente, como ao inicializar via PXE, e adiciona o opção de configuração “ca-trust” para o navegador Firefox.
Para mais detalhes, você pode olhar o changelog.
Baixe e experimente o SystemRescue 9.04
A imagem ISO do SystemRescue 9.04 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux