E foi lançado o Systemd 256.1 com correção do systemd-tmpfiles. Confira as novidades dessa importante atualização.
O systemd é um conjunto de softwares que fornecem itens ou blocos de construção fundamentais para um sistema operacional Linux. Entre outros recursos, ele inclui o systemd “System and Service Manager”, um sistema init usado para inicializar o espaço do usuário e gerenciar processos do sistema após a inicialização.
Agora, foi revelado o lançamento da nova versão do systemd 256.1.
Novidades do Systemd 256.1
Para aqueles que executam o comando “
systemd-tmpfiles --purge
” e pensam que este comando apenas exclui seus arquivos temporários, pense novamente e tome cuidado.
Na realidade, ele excluirá todos os arquivos e diretórios criados por uma entrada tmpfiles.d… incluindo o /home criado pelo home.conf do systemd-tmpfiles.
Com os usuários sendo mordidos nos últimos dias por esse comportamento, quando esperavam apenas que os arquivos tmp fossem removidos, o systemd 256.1 agora está disponível e tem uma alteração para evitar a exclusão inadvertida de seu importante diretório inicial.
No Mastodon e em um relatório de bug do systemd, os usuários ficaram surpresos ao saber que a execução de “systemd-tmpfiles --purge
” excluirá todos os arquivos/pastas criados por um arquivo de configuração tmpfiles.d, mesmo com o comportamento padrão de /home sendo criado por um.
Assim, aqueles que tentarem fazer a manutenção do sistema sem ler a página de manual poderão ter seus dados /home excluídos.
Inicialmente, o relatório do bug foi derrubado pelo desenvolvedor do systemd Luca Boccassi da Microsoft com:
“Então, uma opção que está literalmente documentada como dizendo “todos os arquivos e diretórios criados por uma entrada tmpfiles.d/ serão excluídos”, sobre a qual você não sabia nada, parecia uma “boa ideia”? Você pelo menos viu quais entradas tmpfiles.d você tinha antes?
Talvez não execute apenas comandos aleatórios sobre os quais você nada sabe, ignorando o que a documentação lhe diz? Só um pensamento, hein.”
No final das contas, depois de muita discussão nos últimos dias, o comportamento do systemd-tmpfiles agora foi melhorado. Recentemente, foi mesclado este patch que agora faz com que os systemd-tmpfiles aceitem um arquivo de configuração ao executar a limpeza.
Dessa forma, o usuário deve fornecer conscientemente o(s) arquivo(s) de configuração dos arquivos que ele gostaria de remover. A documentação também foi aprimorada para tornar o comportamento mais claro.
Por fim, esse patch chegou ao lançamento do systemd 256.1.
Para saber mais sobre essa versão do systemd, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o systemd
Enquanto isso, você pode baixar o systemd 256 agora mesmo se quiser compilá-lo.
Caso contrário, sugiro fortemente que você espere até que ele chegue aos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux antes de atualizar para esta versão.