E foi lançado o System76-Scheduler 2 com integração PipeWire, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.
System76-Scheduler é um serviço de agendamento que otimiza o agendador de CPU do Linux e atribui automaticamente prioridades de processo para melhorar a capacidade de resposta da área de trabalho.
O agendamento de CPU de baixa latência será ativado automaticamente quando estiver em CA e as latências de agendamento padrão serão definidas na bateria. Os processos são regularmente varridos e atribuídos a prioridades de processo com base em arquivos de configuração.
Quando combinados com pop-shell, os processos de primeiro plano e seus subprocessos receberão maior prioridade de processo.
Essas mudanças resultam em uma melhoria perceptível na suavidade e desempenho de aplicativos e jogos.
A capacidade de resposta aprimorada dos aplicativos é mais perceptível em sistemas mais antigos com hardware de baixo custo, enquanto os jogos se beneficiarão de taxas de quadros mais altas e jitter reduzido.
Isso ocorre porque os aplicativos e serviços em segundo plano receberão uma parte menor do orçamento restante da CPU depois que o processo ativo tiver mais tempo na CPU.
No ano passado, os desenvolvedores de software Pop!_OS da System76 introduziram o system76-scheduler como um daemon de espaço de usuário escrito em Rust destinado a configurar automaticamente o CFS e gerenciar dinamicamente as prioridades do processo.
Eles adicionaram vários recursos para melhorar a capacidade de resposta e o desempenho da área de trabalho do Linux, enquanto agora lançam o system76-scheduler v2.0 como a mais recente iteração desse agendador de processos.
Novidades do System76-Scheduler 2
O system76-scheduler 2.0 é uma grande atualização para este projeto de código aberto.
O System76-Scheduler 2.0 traz integração com o PipeWire para que ele possa atribuir automaticamente e definir prioridades mais altas para os processos conectados ao PipeWire – já que para a maioria das tarefas de interface com este servidor de fluxo de áudio/vídeo será necessário ter prioridade mais alta para a melhor experiência de desktop.
O System76-Scheduler 2.0 também traz “muitas” otimizações de desempenho, como eliminar a maioria das alocações de memória, reutilizando buffers para ler arquivos/construir caminhos, bem como anular verificações de strings UTF-8 quando não são necessárias.
O system76-scheduler atualizado também desativa o recurso de grupo automático do kernel por padrão, oferece suporte a novas políticas de agendador como FIFO e IDLE, a funcionalidade do serviço agendador de processo agora pode ser desabilitada e uma variedade de outras melhorias.
Para saber mais sobre essa versão do System76-Scheduler, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o System76-Scheduler
Instalar o System76-Scheduler requer dependências conforme definido no arquivo debian/control: cargo & rustc, clang, just, libclang-dev, libpipewire-0.3-dev e pkg-config.
Em seguida, o justfile incluído pode ser usado para compilar e instalar:
just execsnoop=$(which execsnoop-bpfcc) build-release
sudo just sysconfdir=/usr/share install