System76 Scheduler 1.1 lançado com melhorias para jogos e aplicativos

E foi lançado o System76 Scheduler 1.1 com melhorias para a execução de jogos e aplicativos. Confira as novidades dessa atualização.

O escalonador, cujo nome oficial é System76 Scheduler, é escrito em Rust e é responsável por ajustar automaticamente o escalonador do processador Linux para priorizar processos e assim melhorar a capacidade de resposta.

Ele foi desenvolvido com o objetivo de melhorar a resposta do software em seu sistema operacional e obviamente em seus computadores, embora não deva ter problemas para sua reimplementação por parte de outros visto que é publicado sob a licença MPL 2.0.

Este componente leva em consideração se o computador está conectado à energia ou funcionando com energia da bateria para fins de otimização adicionais.

Agora, a System76, uma montadora americana de computadores Linux e responsável pela distribuição Pop!_OS, publicou a versão 1.1 de seu escalonador, o System76 Scheduler 1.1.

Novidades do System76 Scheduler 1.1

System76 Scheduler 1.1 lançado com melhorias para jogos e aplicativos

A versão 1.1 introduziu uma prioridade de kernel de nível completo sob o perfil responsivo e nível voluntário no caso de funcionar com energia da bateria.

Outra adição interessante ao System76 Scheduler 1.1 é que ele fixou as atribuições de prioridade de configuração sendo substituídas pelas configurações de prioridade de segundo plano e primeiro plano.

Mergulhando em detalhes, os processos Xorg e Steam receberam alta prioridade, enquanto outros como CUPS, Docker, Bluetooth, Avahi, fwupd, UPower e UDisk receberam baixa prioridade.

Por sua vez, tarefas como BOINC e o cliente Folding@HOME receberam uma “prioridade absolutamente baixa”.

System76 Scheduler é um componente que pode ser interessante para ter uma melhor experiência ao rodar jogos e aplicativos no sistema operacional, principalmente em laptops, onde o gerenciamento correto de recursos acaba sendo decisivo para aliar uma boa experiência do usuário com níveis decentes de autonomia.

Além do que foi adicionado à versão 1.1, o planejamento que nos interessa neste post é responsável por estabelecer o planejamento do processador em baixa latência automaticamente se o laptop estiver conectado à energia, enquanto no modo bateria as latências retornarão ser definido por padrão.

Para ser mais específico com “melhorar a experiência”, refere-se principalmente à resposta e suavidade obtida com a execução de aplicativos e videogames.

Felizmente, os jogos deixaram de ser um “complemento nerd” no Linux anos atrás para se consolidarem como algo comum e ao qual se dedicam atenção e recursos.

Para saber mais sobre essa versão do System76 Scheduler, acesse a nota de lançamento.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile