Antes mesmo do lançamento oficial do dispositivo, a fabricante System76 lançou os arquivos de design do PCB do laptop Virgo.
A System76, empresa de PCs com Linux, vende há anos laptops e computadores de mesa que acompanham o software Linux. Mas até recentemente a empresa vinha adquirindo seus PCs principalmente de fabricantes terceirizados e colocando sua própria marca e software nesses sistemas.
Mas, nos últimos anos, o System76 começou a fabricar seu próprio hardware, começando com desktops e teclados.
E agora a System76 está se preparando para lançar seu primeiro laptop projetado e construído internamente. A empresa começou a compartilhar dicas sobre o próximo laptop System76 Virgo no início deste ano.
Agora, a System76 lançou os arquivos de design do PCB (Printed Circuit Board), dando-nos mais algumas pistas sobre o que esperar.
System76 lançou os arquivos de design do PCB do laptop Virgo
O engenheiro principal do System76, Jeremy Soller, anunciou a mudança, observando que o design da placa-mãe está disponível no GitHub e compartilhado sob uma licença GPLv3, tornando-o “o design de placa-mãe x86 mais aberto e moderno” que ele conhece.
E se você estava se perguntando qual processador x86 o próximo laptop apresentaria, a documentação tem algumas pistas: há muitas menções a folhas de dados de terceiros para processadores Intel Core de 13ª geração, então parece seguro supor que o laptop ostentará os chips Intel Raptor Lake mobile.
Vale ressaltar que Soller não está dizendo que esta é a placa-mãe mais aberta no geral – apenas a mais aberta com um processador x86. Vimos vários projetos interessantes de hardware aberto para laptops com chips baseados em ARM ao longo dos anos.
Também é interessante ver que o System76 está optando pela Intel em vez da AMD, que obteve grandes ganhos em desempenho e eficiência de CPU e gráficos integrados nos últimos anos.
Mas, como aponta o Phoronix, é difícil superar o ecossistema da Intel quando se trata de suporte ao ecossistema Linux no curto prazo.
Isso pode mudar nos próximos anos graças à popularidade do Linux em sistemas AMD como o Steam Deck, mas não é tão surpreendente que o System76 tenha optado por chips Intel para seu primeiro laptop personalizado.
Parece que os designs (ou pelo menos a documentação) ainda são um trabalho em andamento. Portanto, talvez tenhamos que esperar um pouco mais para obter detalhes adicionais sobre o design, recursos, preço ou disponibilidade do laptop.