System76 lançou os arquivos de design do PCB do laptop Virgo

Antes mesmo do lançamento oficial do dispositivo, a fabricante System76 lançou os arquivos de design do PCB do laptop Virgo.

A System76, empresa de PCs com Linux, vende há anos laptops e computadores de mesa que acompanham o software Linux. Mas até recentemente a empresa vinha adquirindo seus PCs principalmente de fabricantes terceirizados e colocando sua própria marca e software nesses sistemas.

Mas, nos últimos anos, o System76 começou a fabricar seu próprio hardware, começando com desktops e teclados.

E agora a System76 está se preparando para lançar seu primeiro laptop projetado e construído internamente. A empresa começou a compartilhar dicas sobre o próximo laptop System76 Virgo no início deste ano.

Agora, a System76 lançou os arquivos de design do PCB (Printed Circuit Board), dando-nos mais algumas pistas sobre o que esperar.

System76 lançou os arquivos de design do PCB do laptop Virgo

System76 lançou os arquivos de design do PCB do laptop Virgo
System76 lançou os arquivos de design do PCB do laptop Virgo

O engenheiro principal do System76, Jeremy Soller, anunciou a mudança, observando que o design da placa-mãe está disponível no GitHub e compartilhado sob uma licença GPLv3, tornando-o “o design de placa-mãe x86 mais aberto e moderno” que ele conhece.

E se você estava se perguntando qual processador x86 o próximo laptop apresentaria, a documentação tem algumas pistas: há muitas menções a folhas de dados de terceiros para processadores Intel Core de 13ª geração, então parece seguro supor que o laptop ostentará os chips Intel Raptor Lake mobile.

Vale ressaltar que Soller não está dizendo que esta é a placa-mãe mais aberta no geral – apenas a mais aberta com um processador x86. Vimos vários projetos interessantes de hardware aberto para laptops com chips baseados em ARM ao longo dos anos.

Também é interessante ver que o System76 está optando pela Intel em vez da AMD, que obteve grandes ganhos em desempenho e eficiência de CPU e gráficos integrados nos últimos anos.

Mas, como aponta o Phoronix, é difícil superar o ecossistema da Intel quando se trata de suporte ao ecossistema Linux no curto prazo.

Isso pode mudar nos próximos anos graças à popularidade do Linux em sistemas AMD como o Steam Deck, mas não é tão surpreendente que o System76 tenha optado por chips Intel para seu primeiro laptop personalizado.

Parece que os designs (ou pelo menos a documentação) ainda são um trabalho em andamento. Portanto, talvez tenhamos que esperar um pouco mais para obter detalhes adicionais sobre o design, recursos, preço ou disponibilidade do laptop.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.