Se você queria usar o Linux no seu console de jogos, a boa notícia é que o Switchroot transforma o Nintendo Switch em um tablet Android 10.
O Nintendo Switch tem sido um dos dispositivos de jogos mais populares da Nintendo, com quase 80 milhões de dispositivos vendidos até o final de 2020, o suficiente para o console de jogo híbrido ter superado o Nintendo 3DS.
Embora o Switch seja projetado para ser um console de jogo que você pode usar como um dispositivo portátil ou enquanto estiver encaixado e conectado a uma TV, os hackers têm encontrado outros usos para o Switch nos últimos anos.
Um bug descoberto em 2018 tornou possível transformar o Nintendo Switch em um tablet Linux ou carregar o Android nele.
Agora há uma nova versão desse software Android que traz melhor desempenho, novas opções de interface do usuário, melhorias na vida útil da bateria e uma versão mais recente do Android.
Switchroot transforma o Nintendo Switch em um tablet Android 10
Sim. O Switchroot transforma o Nintendo Switch em um tablet Android 10. O único problema dessa façanha? Você precisará de um Nintendo Switch mais antigo para instalar o software.
Isso porque as ferramentas que permitem carregar firmware personalizado no Switch dependem de uma vulnerabilidade que a Nintendo corrigiu em dispositivos mais recentes.
Mas se você tem um Nintendo lançado há alguns anos (ou compra um modelo mais antigo no eBay), pode verificar se o seu dispositivo está corrigido ou se é hackeavel.
Se o seu dispositivo for compatível, aqui está o que o software Android mais recente da equipe Switchroot de desenvolvedores independentes oferece:
- Android 10 (baseado no LineageOS 17.1)
- Modo Sono Profundo (por semanas de bateria durante o sono)
- Melhorias de velocidade e capacidade de resposta
- Melhorias na confiabilidade do WiFi
- Melhor suporte para acessórios Bluetooth
- Escolha de versões de tablet Android ou Android TV
A equipe observa que a última versão tem um conjunto de recursos mais limitado, mas uma interface de usuário melhor para telas de televisão, então se você espera usar seu Switch na docking station mais do que como um dispositivo portátil, a versão Android TV pode ser uma opção melhor.
Outros recursos incluem suporte para atualizações remotas, rotação automática da tela e suporte para os controladores de jogos Switch Joy-Con e Pro.
A equipe Switchroot observa que há alguns problemas conhecidos. Por exemplo, os jogos projetados para rodar no NVIDIA Shield não funcionarão no switch, embora o hardware seja semelhante.
Alguns aplicativos podem não funcionar bem com o Joy-con D-Pad. E pode haver alguns problemas de Bluetooth e suspensão com um pequeno número de dispositivos.
Você pode encontrar links para download e instruções de instalação no fórum xda-developers.
Observe que se você já tiver um switch executando uma versão anterior do Android, instalar a nova ROM do Android 10 substituirá seus dados, portanto, certifique-se de fazer backup de todos os arquivos ou dados importantes antes de começar.