E foi lançado o Sway 1.8 com bloqueio de tela mais seguro, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.
Sway é um compositor com suporte a i3 fornecido no comando, arquivo de configuração e nível IPC, permitindo que você use o Sway como um substituto transparente para o i3, usando Wayland em vez de X11.
O Sway permite que você coloque janelas na tela não espacialmente, mas logicamente. As janelas são organizadas para formar uma grade que utiliza o espaço da tela de maneira otimizada e permite manipular rapidamente as janelas apenas com o teclado.
Os seguintes componentes são fornecidos para organizar um ambiente de usuário completo: swayidle, swaylock, slurp, wf-recorder, waybar, virtboard, wl-clipboard, wallutils.
O Sway está sendo desenvolvido como um projeto modular construído sobre a biblioteca wlroots, que contém todas as primitivas básicas para organizar o trabalho do gerenciador composto.
O Wlroots inclui backends para abstrair o acesso à tela, dispositivos de entrada, renderização sem acessar diretamente o OpenGL, interface com KMS/DRM, libinput, Wayland e X11 (uma camada é fornecida para iniciar aplicativos X11 baseados em Xwayland).
E, há poucos dias foi anunciado o lançamento da nova versão do gerenciador de composição Sway 1.8.
Novidades do Sway 1.8
Sim. O Sway 1.8 foi lançado neste Natal como o mais novo recurso lançado para este compositor Wayland inspirado no i3.
O Sway 1.8 adiciona novos comandos de “bindgesture” para vincular ações a gestos do touchpad e o comando “output unplug” para remover saídas virtuais.
Ele também adiciona suporte de bloqueio de tela mais robusto e seguro por meio do protocolo Wayland ext-session-lock-v1. O bloqueio de tela “swaylock” já adicionou suporte para este novo protocolo.
Sway 1.8 também adiciona suporte para a configuração “desativar durante o trackpointing” do libinput, bem como o novo suporte de evento de roda de rolagem de alta resolução.
A atualização do Sway Christmas agora também usa suporte xdg-activation-v1 para correspondência de espaço de trabalho mais confiável ao lançar novos clientes, melhorias em seu código de renderizador Vulkan, CAP_SYS_NICE para melhorar o agendamento no Linux e várias outras alterações.
Para saber mais sobre essa versão do Sway 1.8, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Sway
Para aqueles que estão interessados em poder testar o Sway em seus sistemas, observe que o principal requisito para poder usá-lo é ter o Wayland sob o capô do seu sistema.
É importante mencionar que o Sway não funcionará com drivers gráficos proprietários, você precisará desinstalá-los e usar os drivers gratuitos.
Para instalar o Sway no Ubuntu, bem como os derivados dele, você deve adicionar o seguinte repositório ao seu sistema.
Para fazer isso, vamos abrir um terminal (você pode usar o atalho Ctrl + Alt + T) e nele vamos digitar o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:samoilov-lex/sway
E continuamos a instalar com:
sudo apt install sway
Enquanto para aqueles que preferem compilar, eles devem obter o código-fonte digitando o seguinte:
git clone https://github.com/swaywm/sway.git
Execute estes comandos:
meson build/
ninja -C build/
sudo ninja -C build/ install
Em sistemas sem logind, você precisa se adequar ao binário do balance:
sudo chmod a+s /usr/local/bin/sway
O Sway removerá as permissões de root logo após a inicialização.
Por fim, devo mencionar que no momento da redação do artigo o pacote Sway no repositório não foi atualizado para a nova versão, mas é uma questão de horas até que esteja disponível.