A equipe do SUSE anunciou o lançamento do SUSE Linux Enterprise 15 SP6. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O SUSE Linux Enterprise é uma plataforma interoperável para computação de missão crítica. O SUSE Linux Enterprise Desktop é um desktop Linux de qualidade empresarial, pronto para uso comercial rotineiro.
Ele fornece interoperabilidade com sistemas existentes e muitos aplicativos de escritório. Ele também oferece flexibilidade para clientes de desktop e notebook, dispositivos thin client e estações de trabalho técnicas de ponta.
O SUSE Linux Enterprise Server foi projetado para lidar com cargas de trabalho de missão crítica.
É uma solução aberta e escalável, que vem com virtualização baseada em Xen, segurança de aplicativos e gerenciamento de sistemas integrados em uma variedade de arquiteturas de hardware.
O SUSE Linux Enterprise Server fornece interoperabilidade com o Windows e outras plataformas e fornece uma base segura para uma ampla gama de necessidades de ponta, departamentais e de data center.
Agora, a SUSE anunciou o lançamento do SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 6.
Novidades do SUSE Linux Enterprise 15 SP6
O SUSE Linux Enterprise 15 SP6 apresenta uma grande atualização de kernel para a versão 6.4, proporcionando melhorias significativas em desempenho e segurança.
Esta atualização inclui uma atualização abrangente de hardware e drivers e otimizações para plataformas Intel, AMD, ARM, NVIDIA, IBM Power e IBM Z.
- Atualizações de gerenciamento de memória e melhorias nos sistemas de arquivos: O SUSE Linux Enterprise 15 SP6 oferece atualizações avançadas de gerenciamento de memória e melhorias nos sistemas de arquivos, garantindo uma utilização mais eficiente de recursos e melhor desempenho para suas cargas de trabalho críticas.
- Melhorias no desempenho da rede: O desempenho da rede foi significativamente aprimorado no SUSE Linux Enterprise 15 SP6, proporcionando operações de rede mais rápidas e confiáveis em vários ambientes.
- Suporte para plataformas Intel Eagle Stream e Birch Stream: As mais recentes plataformas Intel Eagle Stream e Birch Stream são totalmente suportadas, garantindo que você possa aproveitar os mais recentes avanços na tecnologia Intel para sua infraestrutura de TI.
O SUSE Linux Enterprise 15 SP6 apresenta vários novos recursos de segurança, incluindo suporte à criptografia preparada para o futuro com criptografia pós-quântica (OpenSSL 3.1) e uma chave de assinatura de 4.096 bits.
Ele está em conformidade com padrões governamentais como Common Criteria (CC) e FIPS 140-3, garantindo que seus sistemas atendam aos mais altos requisitos de segurança.
- Aprimoramentos na computação confidencial: A computação confidencial agora tem suporte tanto como convidado quanto como host, com suporte adicional para Intel TDX no Azure. Há também uma prévia técnica do suporte de host para Intel TDX e AMD SEV SNP, fornecendo proteção aprimorada de dados em vários ambientes.
- criptografia pós-quântica: Com OpenSSL 3.1 e uma chave de assinatura de 4096 bits.
- Configurações de segurança aprimoradas: O SUSE Linux Enterprise 15 SP6 inclui configurações de segurança aprimoradas, fornecendo guias de práticas recomendadas e práticas robustas de proteção para proteger sua infraestrutura de TI.
Outras atualizações presentes no SUSE Linux Enterprise 15 SP6:
- Desenvolvimento simplificado: O desenvolvimento está mais simplificado do que nunca, com cadeias de ferramentas e bibliotecas no mesmo nível do upstream, ferramentas de contêiner atualizadas e imagens de contêiner base aprimoradas. As imagens de contêiner base do SLE BCI agora são totalmente suportadas, com versões recentes e novas imagens de aplicativos adicionadas.
- Atualizações dos principais componentes: Os principais componentes foram atualizados, incluindo:
Kernel 6.4, Glibc 2.38, OpenSSL 3.1 (padrão), OpenSSH 9.3, Systemd v254, usando cgroups v2 por padrão (v1 ainda disponível). Outras pilhas gerais, incluindo virtualização e Samba, também foram atualizadas. - Bancos de dados atualizados para melhor desempenho e confiabilidade: MariaDB 10.11, PostgreSQL 17 e Redis 7.2
- Novas ferramentas e ambientes de desenvolvimento incluem: PHP 8.2, Node.js 20, OpenJDK 21, Go e Rust mais recentes (atualizações contínuas das cadeias de ferramentas Rust e Go) e Python 3.6 + 3.11 (versão 3.11 recente do Python suportada em paralelo ao sistema Python 3.6)
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o SUSE Linux Enterprise 15 SP6
A imagem ISO do SUSE Linux Enterprise 15 SP6 já pode ser baixada acessando a página de produtos da empresa.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux