A equipe do SUSE anunciou o lançamento do SUSE Linux Enterprise 15 SP4. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O SUSE Linux Enterprise é uma plataforma interoperável para computação de missão crítica. O SUSE Linux Enterprise Desktop é um desktop Linux de qualidade empresarial, pronto para uso comercial rotineiro.
Ele fornece interoperabilidade com sistemas existentes e muitos aplicativos de escritório. Ele também oferece flexibilidade para clientes de desktop e notebook, dispositivos thin client e estações de trabalho técnicas de ponta.
O SUSE Linux Enterprise Server foi projetado para lidar com cargas de trabalho de missão crítica.
É uma solução aberta e escalável, que vem com virtualização baseada em Xen, segurança de aplicativos e gerenciamento de sistemas integrados em uma variedade de arquiteturas de hardware.
O SUSE Linux Enterprise Server fornece interoperabilidade com o Windows e outras plataformas e fornece uma base segura para uma ampla gama de necessidades de ponta, departamentais e de data center.
Agora, ao iniciar o SUSECON, o SUSE anunciou o lançamento do SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 4.
Novidades do SUSE Linux Enterprise 15 SP4
Notável com o SLE 15 SP4, o SUSE já está mudando para usar o driver de modo kernel de GPU de código aberto da NVIDIA que a NVIDIA disponibilizou no mês passado e está sob desenvolvimento ativo e tem um longo caminho pela frente antes mesmo de ser viável para upstream no kernel principal.
O SUSE Linux Enterprise 15 SP4 oferece conformidade com a cadeia de suprimentos do Google SLSA 4, adiciona suporte para AMD Secure Encrypted Virtualization Encrypted State (SEV-ES), passa a usar o driver de kernel de GPU NVIDIA de código aberto e apresenta o Trento como um novo recurso SLES para Aplicativos SAP.
A base do SUSE para usar o driver de kernel da GPU NVIDIA de código aberto é focar no “mundo nativo da nuvem” e “SLE 15 SP4 é a primeira grande distribuição Linux a entregá-lo”.
O driver de kernel de GPU aberta NVIDIA já é considerado pronto para produção para GPUs de data center com os componentes de driver de espaço de usuário proprietário R515, enquanto é para GPUs GeForce de consumo, onde ainda não é considerado pronto para produção.
Ter o SLES 15 SP4 pronto para suportar AMD SEV-ES também é ótimo, embora infelizmente não tenha acontecido antes. SEV-ES foi introduzido com processadores AMD EPYC 7002 “Rome” anteriores, enquanto já com processadores AMD EPYC 7003 “Milan” desde o ano passado é a mais recente iteração SEV na forma de SEV-SNP “Secure Nested Paging” com benefícios de segurança adicionais.
Finalmente, com o Linux 5.19, há suporte principal para SEV-SNP, enquanto a AMD publicou patches SEV-SNP em uma árvore externa desde o lançamento de Milão em março passado.
Esperamos que, no futuro, a AMD esteja melhor preparada com patches SEV oportunos (e outras novas habilitações de recursos) para que possa chegar às distribuições Linux corporativas de maneira mais oportuna.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o SUSE Linux Enterprise 15 SP4
A imagem ISO do SUSE Linux Enterprise 15 SP4 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux