Seguindo os passos do notebook com Linux Star Labs LabTop Mk III/IV, o suporte para o Star Labs StarBook Mk V chegou ao Coreboot.
No início deste ano, o suporte do Star Labs LabTop Mk III/IV dessa fornecedora britânica de PCs com Linux foi atualizado para o Coreboot. Agora, o suporte StarBook Mk V foi upstreamed no Coreboot.
Ou seja, o suporte para o Star Labs StarBook Mk V chegou ao Coreboot, o que torna esse o segundo produto da Star Labs com essa conquista.
Suporte para o Star Labs StarBook Mk V chegou ao Coreboot
Enquanto roda no Coreboot, com o StarBook Mk V sendo baseado em Intel Tiger Lake, ele ainda depende do pacote de suporte de firmware Intel de código fechado (FSP) e Management Engine (ME). Também são necessários blobs para o firmware ITE EC e o Intel Flash Descriptor.
Este suporte StarBook Mk V foi verificado para funcionar pelo menos em Microsoft Windows 10, Ubuntu 20.04 LTS, MX Linux 19.4 e Manjaro 21 sem quaisquer problemas conhecidos.
O laptop Star Labs StarBook Mk V vem com uma escolha de processador Core i3 ou Core i7 Tiger Lake com gráficos Iris Xe, dois DDR4 SO-DIMMs, AX201 WiFi e armazenamento padrão M.2 PCIe.
Além de marcar pontos conosco por ter suporte ao Coreboot upstream, o Star Labs também oferece suporte a LVFS/FWUPD para distribuição de atualizações de firmware do sistema. Esta porta Coreboot pode ser atualizada ao usar o FWUPD 1.5.6+.
Saiba mais sobre o StarBook atual baseado em Tiger Lake via StarLabs.systems. Ao comprar da Star Labs, há a opção de ter o dispositivo pré-carregado com um BIOS AMI ou Coreboot. Os preços começam em £ 777.