E o suporte para o StarFive JH7100 foi adicionado no kernel 5.17, que será a primeira plataforma RISC-V utilizável e de baixo custo.
Além do suporte imediato ao Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm, outro marco emocionante para o kernel 5.17 em desenvolvimento é a introdução de suporte principal para o StarFive JH7100, que vem tentando fazer sua estreia como a primeira plataforma RISC-V utilizável e de baixo custo.
Suporte para o StarFive JH7100 foi adicionado no kernel 5.17
O StarFive JH7100 SoC é alimentado pelo processador RISC-V de 64 bits de núcleo duplo U74 da SiFive rodando a 1,5 GHz, com suporte para exibição 4K, mas sem GPU 3D integrada neste momento.
E o StarFive JH7100 foi anunciado no ano passado como um SoC RISC-V de baixo custo. O desempenho dos núcleos SiFive U74 é semelhante ao dos núcleos Arm Cortex-A55.
Tornar o suporte do StarFive JH7100 mais empolgante é que este SoC chinês está a caminho de aparecer em algumas placas de desenvolvimento RISC-V de baixo custo.
Para o kernel 5.17, além do suporte ao próprio JH7100 SoC, também é o DeviceTree para a placa protótipo BeagleV Starlight.
Infelizmente, Starlight foi descartado antes de chegar à produção em massa. Também se espera que placas adicionais baseadas neste SoC RISC-V sejam mantidas.
A solicitação de pull que apresenta o suporte JH7100 da linha principal e a placa do protótipo Starlight observa:
“Este SoC promete ser a primeira plataforma de baixo custo utilizável para RISC-V”.
O StarFive VisionFive V1 é outro computador de placa única baseado neste SoC. Esse VisionFive V1 usa o SoC JH7100 com 8 GB de memória LPDDR4, slot para cartão microSD, tela HDMI 1.4, 4 portas USB 3.0 e pode executar distribuições Linux RISC-V.
Esse VisionFive SBC está disponível para pedido na China por US $ 175, embora seja considerado experimental e apenas para engenharia/desenvolvimento.
A Antmicro é outra empresa que vem trabalhando em uma placa JH7100, a Antmicro ARVSOM, que oferece compatibilidade com o formato Raspberry Pi Compute Module 4.
Mas veremos quais dessas placas alcançarão ampla disponibilidade nos mercados ocidentais e obterão suporte ao kernel principal.
Espero que mais placas decolem com o JH7100 no preço abaixo de US$ 200 em breve e é bom ver esse suporte ao kernel principal chegando ao SoC.
Para aqueles que podem pagar mais, a SiFive HiFive Unmatched é uma ótima placa de desenvolvimento RISC-V. Espero que em 2022 também vejamos uma nova placa de desenvolvimento SiFive de alto desempenho com mais poder para promover o desenvolvimento do RISC-V Linux.
Vários documentos técnicos sobre o JH7100 SoC estão disponíveis no GitHub da StarFive. O suporte JH7100 foi mesclado na segunda-feira com pouco menos de quatro mil linhas de novo código/DT/YAML.