Graças a um recente merge do desenvolvedor do GNOME, Georges Stavracas, o suporte para câmera PipeWire está chegando ao OBS Studio.
PipeWire é um projeto que estende o alcance do PulseAudio ao processar qualquer transmissão multimídia e pode misturar e redirecionar transmissões com vídeo, além de oferecer opções para gerenciar fontes de vídeo, como dispositivos de captura de vídeo, webcams ou conteúdo de tela gerado por aplicativos.
Por exemplo, o PipeWire torna possível organizar a colaboração de vários aplicativos com uma webcam e resolve problemas com a captura segura do conteúdo da tela e o acesso remoto à tela em um ambiente de Wayland.
Já o Open Broadcaster é um software de código aberto e multiplataforma (disponível para Linux, Microsoft Windows e Apple OS X), que permite gravar as atividades da área de trabalho e compartilhá-los ao vivo na web.
Agora, o desenvolvedor do GNOME, Georges Stavracas, fundiu recentemente o suporte à câmera PipeWire no ramo master do popular aplicativo de screencasting e streaming de código aberto OBS Studio.
Suporte para câmera PipeWire está chegando ao OBS Studio
Sim. O suporte para câmera PipeWire está chegando ao OBS Studio. A combinação do portal Camera e da estrutura PipeWire promete ser o futuro das câmeras no desktop Linux.
Embora não esteja pronto para o horário nobre devido à falta de consumidores reais, esta mudança para o OBS Studio, que combina a estrutura de mídia PipeWire e o portal de câmeras, promete ser o futuro das câmeras no desktop Linux, segundo o desenvolvedor Georges Stavracas.
Como o suporte à câmera PipeWire agora está integrado ao OBS Studio master, deveremos poder vê-lo em uma próxima versão do popular aplicativo na forma de uma nova fonte “Camera (PipeWire)”, permitindo-nos transmitir de nossas webcams diretamente para Estúdio OBS.
No entanto, esse recurso pode ser marcado como experimental em uma versão futura do OBS Studio, pois os desenvolvedores ainda precisam trabalhar em alguns aspectos, como suporte para resoluções de câmera e taxas de quadros.
Alguns bugs também precisam ser corrigidos, como o fato de que às vezes a câmera selecionada não inicia automaticamente.
Georges Stavracas também observou o fato de que a nova fonte de câmera baseada em PipeWire suporta câmeras YUY2, o que significa que muitas webcams padrão por aí devem funcionar sem problemas.
O desenvolvedor está atualmente trabalhando para adicionar suporte para fluxos MJPEG e H.264, enquanto o suporte NV12 também foi mesclado agora.
Mais detalhes sobre essa mudança podem ser encontrados nesta merge do OBS Studio GitHub.
Lá, você encontrará instruções sobre como habilitar a nova fonte “Camera (PipeWire)” se planeja testá-la, mas lembre-se de que você terá que clonar o branch master mais recente e compilá-lo a partir dos fontes.
Isso pode ser implementado no OBS Studio 31 ou em qualquer versão do próximo lançamento principal. A versão mais recente do OBS Studio é o OBS Studio 30, que trouxe suporte para Intel QSV (Quick Sync Video) H.264, HEVC e AV1 no Linux.