Segundo informações da própria Microsoft, o suporte do Windows CE chegou ao fim, mas o sistema em si ainda não está morto.
A Microsoft encerrou o suporte para Windows CE, um sistema operacional que você provavelmente pensava que já estava morto, se você soubesse que ele existia.
Suporte do Windows CE chegou ao fim
Inicialmente desenvolvido para trazer um sistema operacional simples com um menu iniciar, barra de tarefas e área de trabalho semelhante ao Windows para computadores pequenos, incluindo sistemas portáteis no final dos anos 90 e início dos anos 2000, o Windows CE (também conhecido como Windows Embedded CE ou Windows Embedded Compact) também tem sido usado para dispositivos industriais e médicos.
Acontece que o último grande lançamento foi o Windows CE 2013, e a Microsoft não está mais oferecendo suporte estendido para esse sistema operacional… mas a empresa continuará a “permitir vendas de licenças… até 2028” e observa que os dispositivos existentes serão capazes de continuar executando o sistema operacional. sistema indefinidamente.
Brad Linder, do site Liliputing, experimentou o Windows CE pela primeira vez há mais de 20 anos, quando comprou seus primeiros minilaptops HP Jornada e NEC MobilePro, que já tinham alguns anos e eram vendidos por 1/10 de seus preços originais no eBay.
Esses minúsculos laptops incluíam versões móveis de aplicativos da Microsoft, incluindo Word e Excel, o que os tornava excelentes dispositivos para fazer anotações em qualquer lugar.
E, na altura, como jovem jornalista, ajudaram-no a compensar o fato dele ter uma caligrafia horrível (segundo ele mesmo), permitindo-lhe fazer anotações enquanto participava nas reuniões do Conselho Municipal de Filadélfia.
Mas não demorou muito para que ele achasse as limitações do sistema operacional simplificado da Microsoft frustrantes e começasse a experimentar o JLime, uma distribuição Linux projetada para substituir o Windows CE nesses dispositivos (Sim. Linux. Este é um site de Linux. Achou que eu ia fazer um artigo falando só de Windows? Se enganou!).
Também não foi ótimo, mas essas experiências ajudaram ele a fundar o site Liliputing alguns anos depois.
Portanto, provavelmente ele sempre terá uma queda pelo Windows CE, bem como pelo software Pocket PC que surgiu dele, que alimentou alguns dos seus primeiros dispositivos portáteis, incluindo PDAs Compaq Aero e Dell Axim.
Enfim, o Pocket PC eventualmente se tornou o Windows Mobile, que acabou morrendo.
E agora que os sistemas operacionais de desktop da Microsoft, incluindo Windows 10 e Windows 11, são compatíveis com computadores pequenos e de baixo consumo de energia, incluindo modelos com processadores baseados em ARM, corpos ultracompactos e telas pequenas, não há mais necessidade de um sistema operacional separado como o Windows CE.
Mesmo assim, Brad diz que assim que percebeu que o Windows CE ainda não estava morto, não pode deixar de ficar um pouco triste por ele estar quase morto.