Suporte do Ubuntu 23.10 termina em 11 de julho

O fim está chegando, pois suporte do Ubuntu 23.10 termina em 11 de julho, sendo mais claro, 11 de julho é quinta-feira.

Aqueles que ainda usam o Ubuntu 23.10Mantic Minotaur’ devem estar cientes de que o suporte oficial para esta versão do Ubuntu termina em 11 de julho de 2024.

O que, para orientar os que continuam convencidos de que 2024 apenas começou, é esta semana: 11 de julho é quinta-feira.

Suporte do Ubuntu 23.10 termina em 11 de julho

Suporte do Ubuntu 23.10 termina em 11 de julho
Suporte do Ubuntu 23.10 termina em 11 de julho

Como uma versão de suporte provisório/de curto prazo, o Ubuntu 23.10 recebe apenas 9 meses de suporte (ou seja, atualizações de desenvolvedores Canonical e Ubuntu) a partir da data de seu lançamento.

Tendo chegado em outubro de 2023, julho de 2024 é quando o ‘Mantic Minotaur’ não existe mais.

Mas o que acontece quando o suporte para uma versão do Ubuntu termina e atinge o fim da vida útil (EOL)?

Verdade seja dita, é incrivelmente dramático.

Assim que o relógio marca meia-noite e começa o dia 11 de julho, a área de trabalho do Ubuntu 23.10 começa a desmoronar.

A barra superior desmorona, quebrando-se na parte inferior da tela. Os aplicativos explodem no lançamento. O Nautilus começa a destruir todos os arquivos pessoais, sem aviso prévio.

E o pior de tudo, um Clippy enferrujado aparece, foice na mão, para observar levianamente com uma alegria fantasmagórica: “parece que seu Linux não está funcionando. Devo adquirir uma licença do Windows?”

Na verdade, não, nada disso acontece .

Na verdade, nada acontece.

Quando o suporte para uma versão do Ubuntu termina, tudo acontece sem intercorrências.

Significa simplesmente que os usuários não recebem mais atualizações para nenhum pacote nos repositórios do Ubuntu – nenhum patch de segurança, correções de bugs críticos, atualizações de software ou qualquer outra coisa da Canonical quando a data de EOL chegar.

As atualizações Snap (e Flatpak) continuam a ser filtradas, assim como as atualizações de PPAs de terceiros e repositórios APT (embora a maioria, invariavelmente, pare de produzir compilações para versões EOL em algum momento).

Para continuar recebendo atualizações após 11 de julho, os usuários do Ubuntu 23.10 devem atualizar para o Ubuntu 24.04 LTS.

O suporte para Ubuntu 24.04 LTS termina em 2029, e a ativação do Ubuntu Pro adiciona mais 5 anos de cobertura de segurança (o Ubuntu Pro está disponível apenas em versões LTS, portanto não é uma opção para aqueles que desejam permanecer no 23.10).

As atualizações do Ubuntu podem ser feitas no local, ou seja, não há necessidade de reinstalar do zero (embora muitos prefiram uma abordagem “do zero”).

Atualizar o Ubuntu para uma nova versão requer uma conexão ativa com a Internet e, quanto mais rápida for a velocidade da conexão, mais rápida será a atualização.

Embora geralmente seja um procedimento indolor, as atualizações apresentam problemas potenciais (e algumas falhas). Por esse motivo, é aconselhável fazer backups de quaisquer arquivos e configurações críticas antes de atualizar qualquer versão do Ubuntu para outra.

Caso contrário, os usuários poderão continuar a usar o 23.10 e todos os seus recursos como estão, após 11 de julho, cientes de que não receberão atualizações de segurança, correções críticas ou outro suporte da Canonical ou da comunidade Ubuntu após esta data.

Mas como é possível atualizar diretamente, ou seja, sem necessidade de baixar um ISO e fazer uma nova instalação, não há nenhuma razão real para não atualizar em breve.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.