Apesar de ter ganho uma sobrevida no sistema do pinguim, agora o suporte ao ReiserFS foi oficialmente declarado obsoleto no kernel.
O kernel do Linux é responsável por oferecer suporte a um grande número de tecnologias, incluindo uma ampla variedade de sistemas de arquivos.
EXT4, XFS e Btrfs tornaram-se os mais populares e os únicos padrões na cena mainstream, enquanto F2FS é o concorrente que aspira a ser o quarto na disputa.
Nesse contexto, alguns desenvolvedores do kernel já propuseram aposentar o veterano ReiserFS, que há muito tem sido mais abandonado do que mantido.
Como parte das atualizações dos drivers de sistema de arquivos mais antigos para Linux 6.6, o sistema de arquivos ReiserFS não é mais marcado como “Suportado”, mas é oficialmente tratado como “Obsoleto” no kernel Linux.
Suporte ao ReiserFS foi oficialmente declarado obsoleto no kernel
A mesclagem linux-fs para o ciclo Linux 6.6 agora trata o ReiserFS como obsoleto, o sistema de arquivos usado há muito tempo por padrão em sistemas como o SUSE Linux.
No ano passado, com o Linux 5.18, o ReiserFS foi descontinuado e agora, obsoleto, provavelmente será retirado do kernel principal do Linux nos próximos dois a três anos.
No ano passado, o openSUSE Tumbleweed também encerrou o suporte ao ReiserFS como uma das poucas distribuições que o suportam como opção.
ReiserFS é obsoleto em comparação com sistemas de arquivos Linux modernos como EXT4, Btrfs, XFS e outras opções modernas como F2FS e o próximo Bcachefs.
O desenvolvimento do Reiser4 nunca resultou em sua inclusão na linha principal, sem grandes apoiadores corporativos do esforço e outros se distanciando dos sistemas de arquivos Reiser após a condenação por assassinato do criador do ReiserFS, Hans Reiser.
Tem havido algum trabalho ocasional em torno do sistema de arquivos Reiser5 liderado pelo ex-desenvolvedor da Namesys, Edward Shishkin, mas neste estágio não parece que o Reiser5 será implementado no curto prazo.
Portanto, embora não seja surpreendente, com o Linux 6.6 o ReiserFS agora está marcado como obsoleto.
Se você tiver alguma partição ReiserFS disponível, já passou da hora de mudar para outra opção de sistema de arquivos se você estiver usando-a ativamente com versões modernas do kernel Linux.