Lançado em 17 de junho de 2017, o suporte ao Debian 9 LTS chegou ao fim da vida útil, ou seja, é hora de atualizar seu sistema.
Debian é uma distribuição Linux composta de software livre e de código aberto desenvolvido pelo Projeto Debian apoiado pela comunidade. Sem dúvida, o Debian é uma das distribuições Linux fundamentais do nosso tempo.
Uma de suas características interessantes é que a distribuição não segue um padrão de lançamento pré-planejado. O que exatamente isso significa?
Por exemplo, sabemos que o Ubuntu lança uma nova versão a cada seis meses. Por outro lado, o Debian adotou uma abordagem diferente para seus lançamentos, de acordo com o slogan “Libere somente quando tudo estiver pronto”.
Ou seja, uma nova versão só é disponibilizada quando é 100% garantido que cada elemento atende aos altos padrões de segurança e qualidade do Debian.
Como resultado, o projeto Debian lança uma nova versão principal aproximadamente a cada dois anos.
Agora, a equipe Debian LTS (Long Term Support) anunciou que a série de sistemas operacionais Debian 9 “Stretch” chegou oficialmente ao seu fim de vida (EOL) depois de ser suportada por mais de cinco anos.
Suporte ao Debian 9 LTS chegou ao fim da vida útil
O Debian 9 “Stretch” foi lançado em 17 de junho de 2017 e foi substituído pela série Debian “Buster” em 6 de julho de 2019.
Naquele momento, o Debian 9 “Stretch” foi transferido para o projeto Debian LTS para estender sua vida útil para até cinco anos para aqueles que precisavam.
Esses cinco anos se foram, pois o fim da vida útil foi atingido em 30 de junho de 2022. Portanto, a partir de 1º de julho de 2022, o Projeto Debian deixará de fornecer mais atualizações de segurança para o sistema operacional Debian 9 “Stretch” series, pedindo aos usuários que atualizem sua instalação para uma versão com suporte.
“O Debian não fornecerá mais atualizações de segurança para o Debian 9.”, disse Emilio Pozuelo Monfort em um anúncio na lista de discussão.
“A equipe LTS preparará a transição para o Debian 10 buster, que é a versão atual mais antiga. A equipe LTS assumirá o suporte da equipe de segurança em agosto, enquanto a atualização final do buster será lançada durante esse mês.”
Se você ainda estiver usando o Debian 9 em seus computadores, é altamente recomendável atualizar para a versão mais recente, Debian 11 “Bullseye”, mas se isso não for possível, você pode facilmente atualizar para a série Debian 10 “Buster”, que será mantida pelo projeto Debian LTS por mais dois anos, até 30 de junho de 2024.
As arquiteturas suportadas para o Debian 10 “Buster” LTS serão anunciadas posteriormente.
Se você ainda deseja usar o Debian 9 após o fim da vida útil, encontrará mais detalhes sobre uma oferta comercial do Freexian para suporte estendido de longo prazo por até 10 anos aqui.