Os engenheiros do Google estão trabalhando para adicionar o suporte ao Apple Magic Trackpad 2 no kernel Linux. Confira os detalhes dessa ótima novidade.
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
O Magic Trackpad 2 é um touchpad com suporte a feedback tátil e é um touchpad muito maior em comparação com o Magic Trackpad original.
Embora já tenha passado três anos desde que a Apple anunciou o Magic Trackpad 2, os usuários do Linux precisaram confiar em patches e drivers fora da árvore principal do kernel para usar o dispositivo multi-touch com distribuições Linux de desktop como o Ubuntu, tanto no modo com fio quanto sem fio.
Sim. Infelizmente, não houve nenhum suporte no kernel Linux para o Magic Trackpad 2. E a boa noticia é que isso poderá mudar em breve.
Google irá adicionar o suporte ao Apple Magic Trackpad 2 no kernel Linux
Felizmente, Sean O’Brien, da equipe de Chrome OS do Google, tem trabalhado no suporte do Magic Trackpad 2. O patch, que também foi analisado por outros desenvolvedores do Google/ChromeOS, e que agora está em sua terceira e talvez última revisão.
Sim. Conforme relatado pelo site Phoronix, atualmente os engenheiros do Google estão trabalhando em um patch para adicionar suporte ao Magic Trackpad 2 no Linux, mais especificamente, ao driver HID Magic Mouse do kernel Linux.
O melhor de tudo, o patch suporta os modos com fio USB e sem fio via Bluetooth.
O Apple Magic Trackpad 2 é uma versão maior do touchpad encontrado em MacBook Pros.
Ele pode ser usado tanto como um dispositivo USB com fio ou como um dispositivo sem fio, ambos os modos oferecendo feedback haptic completo (também conhecido como toque “3D”).
Esse suporte é importante, pois o hardware da Apple (superfaturado ou pouco potente, como alguns podem achar) funcionando bem no Linux juda a reduzir as barreiras à entrada e demonstrar a natureza ‘pode fazer’ do Linux versus sistemas operacionais fechados.
E quando o suporte chegar, isso irá colocar ainda mais em destaque o aplicativo Gestures, que foi citado aqui no Blog.
Esse aplicativo, combinado com o Apple Magic Trackpad 2 de U$$ 120, poderia criar alguns fluxos de trabalho muito interessantes no Linux!