Se você quer simplificar e gerenciar melhor contêineres nos seu sistema, Conheça e veja como instalar o suporte a Docker no Linux via Snap.
Docker é uma tecnologia de software revolucionária promovida pela empresa Docker, Inc. e que fornece contêineres.
O recurso cria uma camada adicional de abstração e automação de virtualização de nível de sistema operacional no Windows e no Linux.
Para conseguir isso, o Docker usa as características de isolação de recurso do núcleo do Linux como cgroups e espaços de nomes do núcleo, e um sistema de arquivos com recursos de união, como OverlayFS e outros para permitir “contêineres” independentes para executar dentro de uma única instância Linux, desse modo ele consegue evitar a sobrecarga de iniciar e manter máquinas virtuais (VMs).
O principal objetivo dos containers é criar essa independência: a habilidade de executar diversos processos e aplicativos separadamente para utilizar melhor a infraestrutura e, ao mesmo tempo, manter a segurança que você teria em sistemas separados.
As ferramentas de container, incluindo o Docker, fornecem um modelo de implantação com base em imagem. Isso facilita o compartilhamento de um aplicativo ou conjunto de serviços, incluindo todas as suas dependências, em vários ambientes.
O Docker também automatiza a implantação do aplicativo (ou de conjuntos de processos que constituem um aplicativo) dentro desse ambiente de container.
Essas ferramentas desenvolvidas baseadas nos containers Linux (o que faz com que o Docker seja exclusivo e fácil de usar) oferecem aos usuários acesso sem precedentes a aplicativos, além da habilidade de implantar com rapidez e de ter total controle sobre as versões e distribuição.
Como instalar o suporte a Docker no Linux via Snap em distros que suportam a tecnologia
Para instalar o suporte a Docker no Linux via Snap você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:
Como instalar o suporte a pacotes Snap no Linux
Depois, você pode instalar o suporte a Docker no Linux via Snap, fazendo o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Instale o programa, usando esse comando:
sudo snap install docker
Passo 3. Instale a versão candidate do programa, usando esse comando:
sudo snap install docker --candidate
Passo 4. Instale a versão beta do programa, usando esse comando:
sudo snap install docker --beta
Passo 5. Instale a versão edge do programa, usando esse comando:
sudo snap install docker --edge
Passo 6. Mais tarde, se você precisar atualizar o programa, use:
sudo snap refresh docker
Passo 7. Depois, se for necessário, desinstale o programa, usando o comando abaixo;
sudo snap remove docker
Esse snap permite que você use todos os recursos do Docker no Snappy.
Para usar ‘docker build’, ‘docker save’ e ‘docker load’, você precisa colocar seu dockerfile dentro de $HOME. Todos os arquivos que você deseja que o docker acesse devem estar dentro desse caminho.
Você também pode usar o comando ‘docker-privilege’ para permitir o uso do ‘docker run –privileged’.
Como a janela de encaixe não está sobrecarregada com mal-estar, é recomendável seguir as recomendações do projeto Docker para usar a janela de encaixe com segurança.