O projeto Super Grub2 Disk publicou uma nova versão do seu sistema, o Super Grub2 Disk 2.06s4. Confiras as novidades e veja onde baixar a distro.
O Super Grub2 Disk é um live CD que ajuda o usuário a inicializar em quase qualquer sistema operacional, mesmo que o sistema não possa inicializá-lo por meios normais.
Isso permite que um usuário inicialize em um sistema operacional instalado se a instalação do GRUB tiver sido sobrescrita, apagada ou corrompida de alguma outra forma.
O Super Grub2 Disk pode detectar sistemas operacionais instalados e fornecer um menu de inicialização que permite ao usuário inicializar em seu sistema operacional desejado.
Mas lembre-se! O Super Grub2 Disk não é um sistema operacional em si, mas um gerenciador de inicialização live que pode ser executado a partir de um CD ou pen drive USB.
Agora, foi lançado o Super Grub2 Disk 2.06s4.
Novidades do Super Grub2 Disk 2.06s4
Sim. A ferramenta ISO ao vivo de resgate do sistema Super Grub2 Disk 2.06s4, que ajuda você a inicializar em quase qualquer sistema operacional quando ele falha ao inicializar, foi lançada com novos recursos e melhorias.
Já se passaram quase cinco anos desde a última versão estável do Super Grub2 Disk, mas o desenvolvimento nunca parou e a nova versão estável está aqui para introduzir suporte para o sistema de arquivos Btrfs, suporte para inicialização em mais sistemas operacionais, como GNU/Hurd (baseado em Debian) e ReactOS, e suporte para inicialização em sistemas Linux a partir da partição /boot.
O Super Grub2 Disk 2.06s4 também adiciona novas opções específicas do sistema operacional, como arquivo EFI em partições EFI, FreeBSD, FreeDOS, GNU/Hurd, Linux, Mac OS X/Darwin, MS-DOS, ReactOS, Windows 98/ME, Windows NT/2000/XP, bem como Windows Vista e sistemas operacionais Windows mais recentes ao usar a opção “Inicializar manualmente”.
Com um novo visual, a nova versão estável do Super Grub2 Disk apresenta suporte para rótulos de partição, binários atualizados do Debian e Ubuntu Secure Boot para funcionar em sistemas UEFI atualizados ou recentes, geração de arquivo de fonte Unicode refatorada e a capacidade de forçar dispositivos a atualizar após habilitar drivers de disco nativos.
Segundo os os desenvolvedores:
“Esta é a primeira versão estável que vem com SecureBoot habilitado graças ao Grub do Debian. Se o disco não for capaz de inicializar corretamente, você pode querer desativar o Secure Boot e, em alguns casos especiais, usar as versões clássicas que não têm SecureBoot.”
Além disso, esta versão corrige o uso do arquivo unicode.pf2, adiciona a capacidade de pesquisar arquivos grub.cfg em partições EFI, corrige o rótulo entre aspas no arquivo diskpartchainboot.cfg e adiciona novas traduções de idiomas, incluindo chinês tradicional, húngaro, japonês e polonês.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Super Grub2 Disk 2.06s4
A imagem ISO do Super Grub2 Disk 2.06s4 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux