Criado para permitir instalar e executar aplicativos Android em um PC Windows, o Subsistema Windows para Android será desligado em 2025.
O subsistema Windows para Android (Windows Subsystem for Android, ou WSA) é um recurso do Windows 11 que permite instalar e executar aplicativos Android em um computador Windows.
A Microsoft apresentou o recurso pela primeira vez em 2021, lançou uma prévia para testadores beta alguns meses depois, seguida por um beta público no início de 2022 e um lançamento mais amplo no final daquele ano.
E agora a Microsoft anunciou o próximo passo: desligará o subsistema Windows para Android no próximo ano.
Subsistema Windows para Android será desligado em 2025
Em uma atualização publicada esta semana na documentação de suporte do subsistema Windows para Android, a Microsoft observa que está “encerrando o suporte para o subsistema Windows para Android™️ (WSA)” em 5 de março de 2025.
A empresa observa que “todos os aplicativos e jogos dependentes do WSA não serão mais suportados” após essa data.
Não está claro exatamente por que a Microsoft decidiu eliminar esse recurso, mas não ficaria surpreso se uma combinação de tendências tecnológicas influenciasse a mudança.
Quando a empresa anunciou pela primeira vez que estava adicionando suporte para aplicativos Android, parecia uma resposta às reclamações de longa data de que os tablets Windows não tinham acesso ao amplo ecossistema de aplicativos móveis e sensíveis ao toque que os iPads e tablets Android tinham… mas A Microsoft nunca fechou um acordo com o Google para permitir que os usuários instalassem a Google Play Store em seus tablets e, em vez disso, fez parceria com a Amazon para oferecer integração da Amazon Appstore com a WSA e a Microsoft Store.
Mas a Appstore da Amazon é uma espécie de terreno baldio onde faltam muitos dos aplicativos e jogos Android mais populares disponíveis na Play Store.
Dito isso, os próprios aplicativos Android da Amazon, incluindo Audible, ComiXology e Kindle, funcionam muito bem com WSA e será uma pena vê-los desaparecer, porque a Amazon não oferece versões nativas do Windows desses aplicativos por meio da Microsoft Store (em vez disso, a empresa oferece aplicativos da web que não possuem alguns dos recursos de seus aplicativos Android).
Alguns usuários descobriram como instalar não oficialmente a loja de aplicativos do Google ou fazer o sideload de aplicativos de outras fontes além da Amazon Appstore.
Mas o processo para fazer essas coisas nunca foi particularmente fácil de usar. E, no geral, eu não ficaria surpreso se o uso do WSA permanecesse muito pequeno nos últimos anos.
Também vale a pena ter em mente? Os aplicativos são chatos e antiquados. As empresas de tecnologia estão em busca de novidades brilhantes, e a Microsoft parece ser uma das muitas empresas que está mudando seu foco para a IA.
Então, o que isso significa para as pessoas que usam o WSA para executar aplicativos Android em seus PCs com Windows? No curto prazo, nada.
Se você já instalou a Amazon Appstore ou qualquer aplicativo ou jogo Android, eles deverão continuar funcionando até 5 de março de 2025 e a Microsoft continuará a oferecer suporte técnico.
Mas de acordo com a Amazon, a partir de 6 de março de 2024 você não encontrará mais a Amazon Appstore ou qualquer aplicativo Android associado na Microsoft Store, e os desenvolvedores não poderão mais enviar novos aplicativos direcionados ao Windows 11 (embora os desenvolvedores com aplicativos que são já disponível para Windows 11 poderá continuar lançando atualizações até 5 de março de 2025).
A Amazon observa que se você desinstalou a Appstore e deseja reinstalá-la, você ainda poderá fazer isso até a data de término do suporte, copiando e colando este link em um navegador: ms-windows-store://pdp?productid=9NJHK44TTKSX&launch=true&cid=amazon.
Embora eu raramente usasse o subsistema Windows para Android depois de chutar os pneus nos primeiros dias, ainda estou um pouco triste ao vê-lo desaparecer.
Teria sido muito mais útil se a Microsoft e o Google tivessem trabalhado juntos para trazer a Play Store para PCs com Windows, mas o WSA ainda oferece um dos métodos mais fáceis para executar aplicativos móveis em um computador Windows sem a necessidade de instalar um emulador de terceiros ou máquina virtual como BlueStacks , Genymotion ou Nox.