Se você está a procura de opções de hardware para jogar seus jogos favoritos, conheça o Subor Z+ o novo console de jogos chinês com tecnologia AMD.
- Como instalar o jogo Sonic 3: Angel Island Revisited no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo The Gates no Linux via Flatpak
- Como instalar o aplicativo educacional TuxMath no Linux
O mercado de console de jogos atualmente se concentra em torno do PS4, Xbox, Nintendo e Steam. Muito disso se deve ao poder das empresas por trás desses aparelhos.
Mas aparentemente, os chineses estão querendo entrar nesse jogo. Um bom exemplo disso é o Subor Z+, um novo console de jogos chinês com tecnologia AMD.
Subor Z+ o novo console de jogos chinês com tecnologia AMD
Subor Z + é um novo console de jogos chinês que quer lutar diretamente contra o Sony PS4 Pro, o Microsoft Xbox e Nintendo One X Switch.
Pelo menos o hardware e os recursos que essa nova estação de videogame oferece, parece colocá-lo na disputa.
Muitos jogadores irão certamente estar muito atentos aos movimentos do Subor Z+, embora talvez tornar-se algo semelhante a Steam Machine da Valve, que fez muito barulho no início e no final morreu lentamente.
Subor Z+ tem algumas semelhantes às já existentes, por exemplo, ele apresenta fisionomia semelhante à da Steam Machine, ou seja, é quase uma embalagem de um PC de jogos em uma caixa, como um console de jogos.
Neste caso, ele vai trabalhar com o sistema de Internet das coisas, o Windows 10 IoT Enterprise Edition, o que certamente poderia ter algumas limitações, mas tranquilo, porque há uma boa notícia para os usuários do Linux.
Com ele é possível alcançar cerca de 4 TFLOPS, quase a mesma que a marca da Sony, que atinge 4.2 e ligeiramente atrás dos 6 da Microsoft.
A AMD trabalhou no desenvolvimento de um SoC semi-personalizado que integra uma CPU Ryzen de quatro núcleos especial para Zhogshan. Os núcleos Zen trabalham a 3GHz com 24-CU Radeon Vega para a GPU, que funcionam a 1.3GHz operando com 8GB de memória GDDR5.
Esse SoC que tem pouco a invejar para o PS4 ou o Xbox One e supera em muito a Nintendo. Sendo baseado na microarquitetura Zen, em comparação com outras microarquitetura mais velhas dos seus concorrentes, que promete bons benefícios, incluindo boa largura de banda de trabalho.
Também terá 128GB SSD ou até 1 TB opcional, Wi-Fi, Bluetooth 4.1, quatro portas USB 3.0 e duas 2.0, HDMI 2.0, 4K, um controlador Subor e controlo, o consumo muito baixo ()0w) e baixa dissipação de calor em comparação com os seus concorrentes, design ultra-fino, possibilidades de VR, extenso catálogo de jogos compatíveis e títulos AAA (jogos top) exclusivos para ela, e um preço que é estimado em US $ 732.
E a boa notícia para os usuários do Linux?
Levando em conta os drivers que vemos da AMD e do resto do hardware, será relativamente fácil de instalar qualquer distro Linux (e, claro, SteamOS) nele, ou mesmo dualboot, para desfrutar de mais liberdade.