E foi lançado o Sublime Text 4186 com melhorias de desempenho, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.
Sublime é um editor de código-fonte com uma interface de programação de aplicativo Python (API). Esse editor é escrito usando a linguagem de programação C++ e Python, e é multiplataforma, sendo disponibilizado para Linux, Windows e Mac.
Ele é um editor de texto leve, multiplataforma, rápido e altamente personalizável, projetado para ajudar os programadores com edição de código eficiente, navegação e destaque de sintaxe.
O Sublime Text é favorecido por sua velocidade, facilidade de uso e poderoso recurso “Goto Anything”, permitindo acesso rápido a arquivos e pesquisa de símbolos em projetos.
Sublime Text suporta nativamente muitas linguagens de programação e linguagens de marcação (como o HTML), e as funções podem ser adicionadas pelos usuários através de plugins, tipicamente construídos em comunidade e mantidos sob licenças de software livre.
Agora, foi lançado o Sublime Text 4180 com um grande conjunto de melhorias.
Novidades do Sublime Text 4180
Mais de quatro meses após seu lançamento anterior 4180, o Sublime Text lançou silenciosamente o build 4186, apresentando uma série de melhorias projetadas para melhorar o desempenho e agilizar os fluxos de trabalho.
No Sublime Text 4186, uma das mudanças mais notáveis é no destaque de sintaxe. Vários ajustes e ajustes sutis foram feitos para garantir que o código pareça mais claro, melhorando a legibilidade e a compreensão.
Mais impressionante, os engenheiros do Sublime Text melhoraram seu mecanismo de regex personalizado usado para destaque de sintaxe, resultando em uma análise mais rápida e precisa.
Isso é ainda mais apoiado por reduções no uso de memória do mecanismo de sintaxe, um desenvolvimento que certamente agradará aqueles que trabalham em projetos complexos e que exigem muita memória.
Além disso, a equipe de desenvolvimento prestou atenção especial ao tratamento de vários bugs de longa data.
Por exemplo, eles resolveram problemas com a detecção de alterações de arquivo que não funcionava para visualizações clonadas depois que o arquivo original era fechado, bem como corrigiram o prompt recorrente para recarregar documentos imediatamente após eles terem sido recarregados.
Outra correção particularmente interessante no Sublime Text 4186 envolve o recurso Goto Definition, garantindo que os símbolos dentro do arquivo atual sejam priorizados, tornando a navegação mais rápida e intuitiva.
As atualizações de desempenho, no entanto, não se limitam apenas ao mecanismo de sintaxe. A compactação de cache passou por uma melhoria substancial, enquanto a velocidade de renderização se beneficiou de operações de tema mais rápidas.
A varredura de repositórios Git — uma etapa essencial para muitos projetos controlados por versão — tornou-se visivelmente mais eficiente.
Além disso, os desenvolvedores provavelmente aplaudirão o desempenho de renderização mais suave que ajuda a manter seu espaço de trabalho ágil, mesmo sob carga pesada.
Além do desempenho e estabilidade puros, a nova compilação do Sublime Text 4 apresenta um punhado de novos recursos. O comando unselect_current recém-adicionado agora auxilia na seleção múltipla de guias, aumentando a flexibilidade para gerenciar vários arquivos abertos.
O Minihtml agora suporta o carregamento de imagens diretamente da internet, expandindo a gama de possíveis cenários de documentação e visualização dentro do editor.
Em relação a testes e automação, os testes de sintaxe receberam uma revisão completa em suas mensagens de erro e agora podem testar transformações de símbolos.
Enquanto isso, os usuários da API do Sublime Text devem encontrar uma riqueza de refinamentos.
De aumentos de desempenho instantâneos ao lidar com grandes conjuntos de conclusões a garantir que View.find_all possa ser reduzido a regiões especificadas, os ajustes podem parecer técnicos, mas atendem às necessidades práticas de qualquer um que crie ferramentas personalizadas ou integre o Sublime Text em um fluxo de trabalho mais amplo.
O fato de que CompletionList.set_completions agora é thread-safe e certamente agradará os desenvolvedores de plugins, que frequentemente fazem malabarismos com vários threads de execução em seus projetos.
Notavelmente, o Sublime Text 4186 também aborda algumas preocupações específicas da plataforma. No Windows, o Sublime Text agora evita graciosamente uma falha acionada por certos programas antivírus que invocam CreateRemoteThread.
Usuários de Mac recebem sua própria cota de correções, incluindo atualizações mais confiáveis para a área de transferência de localização e cliques funcionais.
Embora essas melhorias possam passar despercebidas por alguns, elas serão, sem dúvida, um alívio bem-vindo para aqueles que se depararam com esses problemas.
Para saber mais sobre essa versão do Sublime Text 4, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Para instalar a versão mais recente do Sublime Text nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de código Sublime Text no Linux via Snap
Como instalar o editor de código Sublime Text no Linux via Flatpak
Como instalar o editor Sublime Text no OpenSUSE, SUSE e derivados
Como instalar o editor Sublime Text no Ubuntu, Mint, Debian e derivados
Você também pode baixar a versão mais recente do site do Sublime Text.
Sublime Text não é para você? Existem várias alternativas ao Sublime Text, muitas delas de código aberto e disponíveis nativamente no Linux, com Atom/Zen, VSCode, Gedit e Vim, especialmente populares.
Conheça algumas boas opções de editores de código para Linux