Com a chegada ao Wear OS 3, o Strava deixará smartwatches mais antigos sem atualizações, especificamente, os que usam versões anteriores ao Wear OS 3.
Com o Wear OS 3, parece que os wearables compatíveis com o Android podem finalmente estar no caminho certo.
Embora não haja nenhum sinal de que relógios que não sejam da Samsung chegarão às prateleiras das lojas, o Google tentou corrigir isso trazendo certos recursos para relógios mais antigos.
Com a atualização do sistema operacional não acontecendo até o segundo semestre de 2022, esperamos que os dispositivos Wear OS 2 continuem sendo mantidos ativamente por um futuro próximo.
Aplicativos de terceiros podem ser uma história diferente, no entanto, como um serviço de fitness popular, que já descontinuou o suporte para o Google watch OS legado.
Strava é uma das formas mais populares no Android para monitorar suas caminhadas, corridas e atividades de bike (dentre outros tipos de exercícios), com excelente integração social e ferramentas de trilha personalizadas.
Ele tem um app Wear OS autônomo desde 2017, o que permite mapear seus exercícios sem um smartphone próximo.
Na semana passada, a Strava atualizou seu aplicativo para adicionar suporte para Wear OS 3, tornando-o disponível na Play Store nos novos dispositivos Galaxy Watch4 da Samsung.
No entanto, os atuais proprietários de relógios ficarão sem atualizações no futuro.
Strava deixará smartwatches mais antigos sem atualizações
De acordo com uma página de ajuda atualizada no site da Strava, a empresa não oferece mais suporte para seu aplicativo em dispositivos Wear OS 2.x. Felizmente, os atuais proprietários de relógios podem continuar usando o aplicativo existente.
Esta mudança afetará qualquer pessoa com um relógio baseado em Wear que não seja um dos modelos Galaxy Watch4 da Samsung, incluindo os novos relógios Fossil Gen 6 anunciados hoje.
Sem nenhuma palavra sobre quando os gadgets Wear OS 3 adicionais serão lançados – e com uma atualização de plataforma para o hardware existente não programada até o final do próximo ano – é uma má notícia para quem depende do aplicativo de relógio dedicado para rastreamento de atividades.
Quando solicitada por esclarecimentos, a Strava emitiu esta declaração:
“Na semana passada, lançamos um novo app Strava para Wear OS3.0. Seguindo em frente, não lançaremos novas atualizações para nosso aplicativo para Wear 2.XX – mas o Strava continuará disponível e continuará a funcionar no Wear 2.XX. Todas as novas atualizações serão feitas no aplicativo Strava para Wear OS3.0.”
Portanto, embora o aplicativo não seja removido da lista de dispositivos Wear OS 2.x, a empresa não está fornecendo atualizações para os proprietários atuais, deixando-os para trás ao trazer novos recursos e capacidades para a linha da Samsung (junto com futuros relógios Wear OS 3) .
Embora seja inevitável que os desenvolvedores eventualmente deixem os gadgets mais antigos para trás, parece muito cedo para abandonar completamente o suporte para a maioria dos smartwatches Android.
Felizmente, isso não é um sinal do que está por vir para os usuários atuais que não planejavam atualizar para um Galaxy Watch4 tão cedo.