Com base no Steam Survey de dezembro de 2021, a Steam revelou que uso do Steam no Linux terminou 2021 com 1.11% de market share.
Steam é o serviço de stream de jogos da Valve, e o cliente Steam é o software da Valve que permite acessar e jogar no PC. Ele também fornece serviços como atualização automática de jogos aos usuários.
O serviço conta com mais de 3500 jogos de diferentes gêneros (muito mais mesmo), sendo que mais de 1600 títulos são para Linux. Aliás, esse suporte ao Linux tem sido um dos principais fatores de crescimento do uso de jogos no sistema.
Agora, depois de uma confusão de relatórios no fim de semana, a Valve agora disponibilizou os resultados de dezembro de 2021 do Steam Survey.
Steam revelou que uso do Steam no Linux terminou 2021 com 1.11% de market share
Esta métrica tem sido bastante interessante de monitorar com os aumentos desde que o Steam Play (Proton) foi introduzido pela primeira vez, mas particularmente nos últimos meses, desde o anúncio do Steam Deck com Linux causando mais entusiasmo em torno dos jogos Linux e mais pessoas experimentando o estado atual do Steam Play.
Neste verão, o Steam no Linux (re) cruzou o limite de 1,0% após ficar abaixo de 1,0% de market share por anos.
Em novembro, o Steam no Linux atingiu 1,16% como uma alta recente para o sistema operacional. Agora, em dezembro, caiu 0,05% para 1,11%.
Enquanto isso, ano a ano para dezembro de 2020, o Steam no Linux estava em torno de 0,57% do market share e para dezembro de 2019 estava em 0,67% .
Será interessante ver como a participação de mercado do Steam no Linux como uma porcentagem se desenrola ao longo de 2022 com as unidades do Steam Deck começando a ser vendidas no final deste trimestre e sobre a empolgação nos jogos Linux sendo reativada graças ao console portátil e à evolução do Steam Play em uma forma cada vez melhor.
Veja os resultados de dezembro de 2021 no SteamPowered.com.