E foi lançado o SteamOS 3.4 com melhorias no suporte a gamepad, correções, e mais. Confira as novidades dessa atualização.
SteamOS é um sistema operacional em desenvolvimento pela Valve Corporation e projetado para ser o principal sistema operacional do console da Steam.
Inicialmente baseado no Debian, a partir da sua versão 3.0, utilizada nos consoles portáteis Steam Deck, o SteamOS passou a ser baseado em Arch.
Agora, a Valve publicou um SteamOS 3.4 para os proprietários do Steam Deck ou para aqueles que carregam esta imagem do SO baseado em Arch Linux em seu próprio hardware.
Novidades do SteamOS 3.4
O Steam OS 3.4 vem com algumas mudanças bem interessantes, das quais podemos citar melhorias no suporte a gamepad, resolução de problemas com detecção de tela, entre outras coisas.
Nesta nova versão que apresenta Steam OS 3.4 a base do sistema sincronizada com o último banco de dados de pacotes do Arch Linux. Entre outras coisas, a versão do desktop KDE Plasma foi atualizada para a versão 5.26 (versão anterior 5.23).
Na parte das novidades apresentadas, podemos descobrir que foi adicionada uma opção para desabilitar a sincronização vertical (VSync), que é usada para evitar cortes na saída.
Os artefatos podem aparecer nos programas do jogo depois de desativar a proteção, mas você pode tolerá-los se combatê-los causar atrasos adicionais.
Além disso, agora nesta nova atualização desativou a emulação de mouse para trackpads DualShock 4 e DualSense na inicialização do Steam, quando o Steam não está rodando no modo desktop, o driver do gamepad é carregado, assim como destacou que o uso do teclado virtual em jogos foi melhorado.
Foi proposto um novo firmware para a docking station, que resolve os problemas de detecção de monitores conectados via HDMI 2.0.
O painel pop-up HUD (Heads-Up Display) usa um segundo nível de desempenho e usa um layout horizontal que corresponde a jogos que usam uma proporção de 16:9.
O suporte para a operação TRIM foi habilitado para informar unidades internas sobre blocos não utilizados no FS. Nas configurações Configurações → Sistema → Avançado”, apareceu um botão para forçar a execução da operação TRIM a qualquer momento.
Isso inclui uma solução alternativa que garante que as operações TRIM sejam seguras para cartões SD que anunciam suporte para descarte, mas não o fazem.
Das outras mudanças que se destacam no SteamOS 3.4, temos os seguintes destaques:
- Adicionado suporte para controladores sem fio 8BitDo Ultimate.
- Corrigidos problemas com alguns jogos congelando após retornar do modo de hibernação.
- Corrigidos problemas com gagueira de 100 ms ao habilitar o modo de luz de fundo adaptável.
- Em “Configurações → Armazenamento” para dispositivos externos, foi adicionada uma opção para remover o dispositivo.
- A montagem automática de unidades externas com FS ext4 é fornecida.
- O Steam ajustará periodicamente os dispositivos de armazenamento conforme necessário
- Novo botão em Configurações → Sistema → Avançado para executar o recorte imediatamente
- Adicionada uma opção de ejeção para unidades removíveis em Configurações → Armazenamento
- Isso desmonta a unidade removível, não a ejeta fisicamente
- Unidades externas formatadas como ext4 agora são montadas automaticamente e disponíveis para uso no Steam
- Corrigido um caso em que o dispositivo de áudio padrão mostrava “echo-cancel-sink” e os controles de áudio paravam de funcionar corretamente
- Corrigido um caso em que alguns aplicativos enviavam áudio para o dispositivo errado
- Corrigido um bug no driver de áudio que poderia fazer com que o áudio integrado estalasse em algumas situações.
As atualizações estão disponíveis apenas para o Steam Deck, mas uma versão não oficial do holoiso está sendo desenvolvida por entusiastas, adaptada para instalação em computadores comuns (a Valve também promete preparar compilações para PC no futuro).
Há também uma grande variedade de correções de bugs e outras pequenas melhorias no SteamOS 3.4.
Para saber mais detalhes sobre o SteamOS 3.4 acesse o SteamCommunity.com.