Steam on ChromeOS Beta lançado com suporte a mais hardware

E foi lançado o Steam on ChromeOS Beta com suporte a mais hardware. Confira as novidades dessa importante atualização.

O Google está trazendo suporte para jogos Steam para mais usuários do Chromebook com o lançamento do ChromeOS 108.

Quando o Steam para Chromebooks foi lançado no início deste ano, ele estava disponível apenas para alguns dispositivos e os usuários precisavam estar dispostos a executar o software Alpha em versões potencialmente instáveis ​​do Dev Channel do ChromeOS.

Mas agora o Google está trazendo suporte ao Steam para o ChromeOS Beta versões 108.0.5259.24 ou posteriores, anunciando melhorias de desempenho e adicionando suporte para mais Chromebooks.

Steam on ChromeOS Beta lançado com suporte a mais hardware

Steam on ChromeOS Beta lançado com suporte a mais hardware
Steam on ChromeOS Beta lançado com suporte a mais hardware

A mudança do canal Dev para o canal Beta permitirá que usuários um pouco mais cautelosos (mas ainda dispostos a correr alguns riscos) experimentem o Steam em Chromebooks.

Quanto aos novos requisitos de hardware, anteriormente você precisava de um dispositivo com um processador Intel Core i5 de 11ª geração ou melhor. Mas agora o Google diz que você pode usar o Steam em Chromebooks com:

  • Processadores Intel Core i3 de 11ª ou 12ª geração ou melhores
  • AMD Ryzen 3 5000 C-Series ou processadores melhores
  • Pelo menos 8 GB de RAM.

O Google diz que isso triplica efetivamente o número de Chromebooks que funcionam com o Steam com suporte para novos modelos, incluindo os recém-lançados Chromebooks Acer, Asus e Lenovo Gaming.

Mas a empresa também observa que alguns jogos podem não funcionar em sistemas que atendem apenas às especificações mínimas, então o Google recomenda usar um dispositivo com pelo menos 16 GB de RAM e um processador Core i5 ou Ryzen 5 para melhor desempenho.

Lembre-se também de que, embora o Steam para Chromebooks tenha passado do status Alfa para Beta, ainda não é considerado estável e há vários problemas conhecidos. Por exemplo, monitores externos e armazenamento ainda não são suportados.

Alguns gamepads podem não funcionar corretamente. A qualidade do áudio do bate-papo por voz do Steam é descrita como “ruim”. E o desempenho pode ser instável nos primeiros minutos em alguns jogos.

Você pode encontrar mais detalhes, incluindo uma lista de Chromebooks compatíveis, problemas conhecidos e jogos que a equipe do Chrome OS testou em Chromium.org.

É aí que você também pode encontrar instruções para instalar o cliente de jogo Steam em Chromebooks compatíveis (incluindo modelos recentes da Acer, Asus, Framework, HP e Lenovo).

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.