Segundo o Steam Hardware Survey de julho de 2021, finalmente o Steam no Linux atingiu 1% de participação de usuários pela primeira vez em anos.
O Steam Hardware Survey mensal é possivelmente uma das melhores janelas que verificamos não apenas como os consumidores estão jogando, mas como seu hardware está em transição para acompanhar os avanços gráficos.
Dito isso, o Linux sempre foi um sistema operacional popular para um certo tipo de usuário, mas sempre apresentou complicações se você quiser jogar uma grande variedade de jogos.
Ou seja, ele pode não ser um sistema operacional que está na boca de todos os jogadores do mundo.
Agora, no entanto, o número de usuários ativos mensais do Steam rodando Linux aumentou para 1%, de acordo com o Steam Hardware Survey.
Steam no Linux atingiu 1% de participação de usuários pela primeira vez
De acordo com a Steam Hardware Survey, esta é a primeira vez que o rastreador mostra uma participação do Linux acima de 1% desde pelo menos setembro de 2018.
Como a Valve relatou 120 milhões de usuários em janeiro, isso significa que há cerca de 1,2 milhão de usuários Linux ativos no Steam no momento.
Ainda não se sabe o que impulsionou esse aumento. Muitos especialistas acreditam que isso se deve ao lançamento do console portátil Steam Deck da Valve.
Como você deve estar ciente, o sistema está executando o sistema operacional SteamOS 3.0 baseado na distribuição Arch Linux e fará uso total do suporte em constante expansão para jogos em Linux fornecido via Proton.
Alguns usuários também presumiram que o aumento no compartilhamento do Linux também está relacionado ao anúncio do Windows 11.
O próximo sistema operacional da Microsoft provavelmente não será capaz de rodar adequadamente em máquinas mais antigas, então não é surpresa que algumas pessoas possam deixar de usá-lo.
Agora, reconhecidamente, 1% não é uma porção particularmente grande da base de usuários geral. Não quando você considera que pouco menos de 90% das pessoas estão executando o Steam em dispositivos Windows 10.
Mas esperamos que a participação de mercado do Linux aumente ainda mais quando os Steam Decks começarem a chegar às mãos dos jogadores no final de dezembro deste ano.