Steam Deck também rodará jogos do Android via Waydroid

Para a alegria dos usuários do console da Valve, rumores indicam que o Steam Deck também rodará jogos do Android via Waydroid.

Desde o dia em que o Valve Steam Deck foi lançado, a comunidade de desenvolvedores fez de tudo e criou todos os tipos de programas para melhorar a experiência do usuário do novo console.

Para dar um exemplo, o Decky permite personalizar vários pontos ou permitir-nos ver o tempo de jogo de títulos que não são do Steam.

Também existe a possibilidade de usar o Waydroid, que é um emulador de Android, mas para isso é necessário definir uma senha para o dispositivo e executar um script.

Ser capaz de usar o Android no Steam Deck abre uma ampla gama de possibilidades. Permite-nos reproduzir títulos do Google Play e também utilizar aplicações exclusivas para dispositivos móveis.

Há rumores de que a Valve, que fabrica a máquina e desenvolve seu software, está preparando sua própria implementação do Waydroid para o Steam Deck, então a operação deve ser a melhor que se poderia esperar e conseguiríamos isso sem truques.

Steam Deck também rodará jogos do Android via Waydroid

Steam Deck também rodará jogos do Android via Waydroid

Sim. O Steam Deck também rodará jogos do Android via Waydroid. A informação foi vazada dias atrás por Brad Lynch.

O SteamOS 3.6 está em testes há meses e as pessoas ficam se perguntando por que demorou tanto para chegar.

A resposta pode estar nesta implementação do Waydroid, que roda uma versão do Android em um container com desempenho praticamente nativo, desde que seja utilizado o Wayland. A Valve tem trabalhado muito no suporte ao Wayland, mas ainda há um longo caminho a percorrer.

Com suporte para Android, a Valve fecharia o círculo de softwares capazes de rodar no Steam Deck: por um lado, você pode usar aplicativos flatpak, por outro você pode instalar aplicativos de outras distribuições com Distrobox, ele suporta aplicativos do Windows e vai em breve faça o mesmo com os do Android. Não haverá nada que possa resistir a você.

Resta saber se e quando isso acontecerá. Parece um fato que está no roteiro da Valve, mas teremos que ser pacientes.

Sair da versão mobile