Graças a mais recente atualização de software do console da Valve, o Steam Deck já faz a transferência de jogos do PC pela rede local.
A plataforma de jogos Steam da Valve permite que você baixe e instale os jogos que você comprou em vários computadores. Mas até agora, fazer isso exigia conexão com a Internet e aguardar enquanto o sistema baixava os arquivos de instalação e atualização.
Mas recentemente, a Valve introduziu um novo recurso de transferência de jogos em rede local que permite copiar jogos de um PC para outro em uma rede local. O recurso está disponível no último software Steam Client beta e Steam Deck beta.
E, agora, a Valve lançou uma nova atualização estável do Steam Deck Client que traz um novo recurso que permite aos usuários transferir jogos offline através da rede local de seus computadores pessoais para o Steam Deck ou outro PC.
Steam Deck já faz a transferência de jogos do PC pela rede local
A atualização do Steam Deck Client de 15 de março apresenta um novo recurso chamado “Local Network Game Transfers”, que promete permitir que os usuários do Steam transfiram jogos Steam existentes (arquivos de instalação e atualização) de um PC para outro ou de um PC para o Steam Deck através uma rede local.
Como a transferência é feita localmente, os usuários não precisam mais baixar e instalar os jogos de um servidor de conteúdo Steam pela Internet, o que reduz o tráfego da Internet e instala ou atualiza jogos mais rapidamente.
Além disso, os usuários têm controle total sobre quais arquivos podem ser enviados por meio dos filtros Somente próprio (padrão), Somente amigos ou Todos.
A nova atualização do Steam Deck Client também move as opções avançadas de HDR para as Configurações do desenvolvedor, adiciona jogos que podem ser transmitidos ao filtro de jogo “Pronto para jogar”, adiciona a capacidade de recuperar “Steam Runtime System Information” para dispositivos Linux e melhora o suporte para Logitech Entrada do controlador F310 em sistemas Linux e macOS.
Além disso, a atualização adiciona mapeamento para o controlador sem fio DualSense Edge no Linux, que requer que o Steam Client seja capaz de acessar dispositivos /dev/hidraw*.
Algumas otimizações também foram feitas em torno da interação dos efeitos de gatilho adaptativos DualSense com a pilha Bluetooth.
O Modo Desktop recebeu várias alterações nesta atualização, começando com uma nova interface do usuário para seleção de conta na inicialização, uma nova opção “Sair” no menu principal e uma nova interface do usuário que substitui temporariamente a seção “O que há de novo” na Biblioteca quando jogos pré-comprados estão disponíveis para pré-carregamento ou instalação e reprodução.
Para completar, o desempenho dos jogos foi aprimorado ao usar as APIs do Steam Workshop e vários bugs foram corrigidos.
Entre as mudanças dignas de nota, a nova atualização do Steam Deck Client reduz o piscar de fundo ao rolar pelos jogos na tela inicial, melhora a capacidade de resposta da interface do usuário ao se reconectar ao Steam e adiciona suporte para o controlador Sony DualSense Edge, incluindo suporte para remapeamento do botões traseiros.
O suporte para o controle sem fio DualSense do PlayStation 5 também foi aprimorado, juntamente com o ruído dos controladores Nintendo Joy-Con, suporte para controladores Razer Wolverine V2 e suporte para controladores Xbox Series X conectados por meio do adaptador sem fio do Xbox.
Além disso, agora é possível redefinir o mapeamento de entrada do dispositivo no novo modo Big Picture, bem como instalar e desinstalar o driver Windows Xbox Enhanced Features para as novas configurações do controlador Big Picture.
Muitos bugs e travamentos foram corrigidos, então confira as notas de lançamento para saber de tudo que veio nessa atualização.
Por fim, certifique-se de atualizar seu dispositivo Steam Deck para a atualização do Steam Deck Client de 15 de março o mais rápido possível para aproveitar os novos recursos e aprimoramentos.