E o cliente Steam foi lançado com aceleração de hardware no Linux, e muito mais. Confira a novidades e veja como instalar no Linux.
O cliente Steam é o software da Valve que permite acessar e jogar no PC. Ele também fornece serviços como atualização automática de jogos aos usuários.
O programa também conta com um sistema de amigos, que permite ao usuário criar uma rede de contatos online, com os quais pode jogar, trocar ítens, interagir no chat e muito mais.
Agora, a Valve lançou uma nova atualização estável do Steam Client que a maioria dos jogadores do Linux esperou tanto que finalmente permite ativar a aceleração de hardware em seu sistema.
Steam Client lançado com aceleração de hardware no Linux
A nova atualização estável do Steam Client é importante, trazendo um novo visual com elementos de design modernos (caixas de diálogo, menus, fontes e cores), notificações mais ricas, sobreposição no jogo revisada, gerenciador de captura de tela atualizado, nova funcionalidade de fixação e notas e uma caixa de diálogo Configurações completamente renovada.
Os jogadores do Linux ficarão felizes em saber que esta atualização permite ativar a aceleração de hardware no Steam Client, que finalmente o equipara à versão do Windows.
Quando a aceleração de hardware está habilitada em Configurações > Interface, você notará animações mais rápidas, rolagem e uma IU mais responsiva em geral.
No entanto, a Valve observa o fato de que habilitar a aceleração de hardware em GPUs NVIDIA pode causar falhas no X11.
Como tal, a aceleração de hardware será desativada por padrão para sistemas NVIDIA. Além disso, a Valve diz que a escala de DPI pode não funcionar corretamente quando a aceleração de hardware está desativada.
Também para usuários do Linux, a nova atualização estável do Steam Client adiciona uma nova guia Compatibilidade em Configurações para permitir que você altere mais facilmente as configurações do SteamPlay/Proton, melhora o suporte para aplicativos Flatpak ao listá-los ou adicioná-los como atalhos não Steam e adiciona o -forcedesktopscaling
opção de linha de comando para substituir o fator de dimensionamento da janela.
Esta versão também melhora o suporte para o ambiente de área de trabalho KDE Plasma, fazendo uso do fator de escala global do sistema conforme configurado em suas configurações e atualizando dinamicamente o fator de escala da IU do cliente Steam.
Vários outros problemas foram corrigidos para os jogadores do Linux para uma experiência de jogo e cliente Steam mais suave. Confira as notas de lançamento para mais detalhes.
Mas há muitas outras vantagens na nova atualização estável do Steam Client, como um novo painel de visão geral do jogo na sobreposição do jogo para obter uma visão geral do que está acontecendo com o jogo desde a última vez que você o jogou e o configurador de controlador atualizado do Steam Deck em a sobreposição no jogo quando um gamepad está conectado.
Um novo pop-up de Conquistas agora está acessível na página de detalhes do jogo, uma nova configuração permite escolher se o Ready to Play deve incluir streaming e se o computador local deve ser o padrão em detalhes, e há suporte para Mouse4 (Voltar) como B botão na interface do modo Big Picture.
A nova atualização estável do Steam Client está sendo lançada agora para todas as plataformas suportadas e você pode instalá-la acessando o menu Steam e clicando na opção “Check for Steam Client Updates”.
Aguarde o download da nova versão e reinicie seu Steam Client para aplicar a atualização e aproveitar todas as vantagens.
Como instalar o cliente
Se o método acima não serviu para você ou você quer uma outra alternativa, experimente instalar o cliente Steam, consultando esses outros tutoriais:
Como instalar o cliente Steam no Ubuntu via Flatpak
Como instalar o cliente Steam no Linux via Snap
Como instalar o cliente Steam no Linux com Linux Steam Integration
Como instalar o cliente Steam for Windows com Wine no Linux via Snap
Como instalar o cliente Steam no Ubuntu e derivados